Hora da família

A missão evangelizadora em favor da família, no Brasil, está organizada em duas grandes áreas de atividades: A primeira é uma ação contínua que acontece no dia a dia das comunidades e paróquias através da catequese, homilia, movimentos, serviços e pastorais, sobretudo a Pastoral Familiar.

A segunda área de atividades, que nasce da primeira e é sua coroação, se concentra na promoção e celebração dos acontecimentos principais em favor da família, em determinados momentos do ano, como: dia das mães, dia dos pais, a semana nacional da família e semana da vida, etc.

Dentre esses acontecimentos, a Semana Nacional da Família, tem sido uma ocasião especial de promoção da família. Para melhor refletir sobre a missão da família e a beleza da vida familiar, todos os anos, a CNBB edita o livro “Hora da Família” com um tema geral e temas específicos voltados para os principais momentos da vida de uma família. Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da CNBB, apresenta o Hora da Família 2014 do seguinte modo:

‘É com imensa satisfação que apresento o Hora da Família 2014, o livro que orienta e fortalece a família cristã no Brasil e oferece subsídios preciosos não somente para a semana da família, em agosto, mas ilumina o ano inteiro.  O tema deste ano é a ‘espiritualidade cristã na família: casamento que dá certo’. Sete roteiros para encontro de famílias ajudam a valorizar e viver em família gestos de espiritualidade que podem fazer a grande diferença na convivência dos esposos, no crescimento dos filhos na fé, na renovação da alegria pelo amor que se renova no dia a dia pelo dom da graça que Deus derrama com abundância nos corações de quem O invoca e pelo dom de Si que cada um faz aos outros, à imitação de Jesus que nos doa sua vida, seu corpo e sangue, para a nossa felicidade e para a nossa paz’ (Hora da Família 2014, p. 7).

Além disso, no Hora da Família, há dez roteiros para celebrações: dia das mães, dia dos pais, dos avós, aniversário de casamento, momentos difíceis da família, eleições 2014, III Sínodo dos Bispos, família e fraternidade e orações do dia a dia de uma família de fé.

É um ótimo subsídio para o bem-estar da família e para àqueles que trabalham em favor da família nas paróquias e comunidades, e que precisa ser mais conhecido por todos nós.  Caso você não conheça este rico subsídio, procure o seu pároco, que ele terá a alegria de colocar em suas mãos mais este serviço à sua família e à evangelização das famílias na paróquia.

Deus abençoe a sua família e a grande família da qual participamos pelo Batismo. Agora e sempre, é a hora da família!

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana