| Encontro com o Pastor

Comunicação para o crescimento

O Brasil Post -- edição brasileira do portal de notícias americano The Huffington Post -- foi lançado em 28 de janeiro passado, quatro dias após a comemoração, pela Igreja Católica, de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas. Será mera coincidência? Talvez sim.

Mas, há mais um elemento a considerar: no mesmo dia 24 de janeiro, quando se recorda esse extraordinário bispo de Genebra, a sala de imprensa da Santa Sé ao público apresentou a Mensagem anual do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado pela Igreja Católica no Domingo da Ascensão, 40 dias após a Páscoa. Esta é a primeira vez que a mensagem vem assinada pelo Papa Francisco.

O tema enfocado neste ano é "comunicação a serviço da autêntica cultura do encontro". Desde o início de seu Pontificado, o Papa tem destacado várias vezes que, só encontrando-se, as pessoas podem fazer crescer o diálogo, na colaboração e na paz. Apesar das muitas formas de comunicação, hoje as pessoas vivem cada vez mais solitárias e egocêntricas. Os muitos meios de comunicação disponíveis não garantem que as pessoas saiam do isolamento e do fechamento sobre si mesmas.

Por favor, ninguém tire logo conclusões apressadas: o Papa não condena meios e técnicas de comunicação; pelo contrário, disse, por exemplo, que a internet é uma bênção do céu e fala das muitas possibilidades de encontro oferecidas pela internet, como "coisa boa", como chance, como "dom de Deus".

Mas não deixa de mencionar também alguns aspectos problemáticos de tanta tecnologia de comunicação: a velocidade da informação supera a nossa capacidade de reflexão e discernimento; nem sempre favorece uma expressão equilibrada e correta da pessoa e expõe ao risco de uma tremenda superficialidade, em que a informação é consumida como um produto, deixando de ser partilha entre pessoas e serviço à verdade. A variedade de opiniões circulantes pode ser vista como riqueza; mas também pode levar à indiferença diante da verdade, onde uma afirmação vale a outra.

Lembra ainda o Papa Francisco que o ambiente da comunicação pode ajudar-nos a crescer ou, pelo contrário, desorienta o convívio social. Já em 2012, na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, Bento 16 falou da profusão de respostas veiculadas na internet para perguntas que nunca fizemos; e agora, é o Papa Francisco que fala da necessidade de uma pausa de silêncio e reflexão, para não ficarmos intoxicados por tanto consumo de informação.

The Huffington Post é conhecido no mundo por oferecer aos internautas, não apenas informações e notícias, mas também textos com opiniões de personalidades das mais diversas áreas do conhecimento e atuação. Ao acolher o convite para escrever este artigo e para colaborar periodicamente com o blog, manifesto meus votos para que o Brasil Post se constitua num espaço democrático, respeitoso e de referência ética para a informação. Esta também é uma das finalidades porque a Igreja colocou São Francisco de Sales, um homem de postura ética extraordinária, como patrono dos profissionais da imprensa.

 

 

Dom Odilo Scherer , cardeal arcebispo de São Paulo