Calçai os pés na comunidade...! (Cf. Ef 6,15)

 

A família recebe no ato de sua constituição, através da celebração do matrimônio, um direito muito especial: professar e difundir a fé.  Mas para que este direito seja exercido em toda a sua plenitude, é necessário que os pés estejam bem calçados na experiência de uma comunidade de fé.

É na comunidade que os esposos fazem a primeira e grande profissão de fé como família, através da celebração do matrimônio. ‘O matrimônio, que na sua natureza profunda é a proclamação, na Igreja, da Boa-Nova sobre o amor conjugal: é Palavra de Deus que «revela» e «cumpre» o sábio e amoroso projeto que Deus tem sobre os esposos, introduzidos na misteriosa e real participação do próprio amor de Deus pela humanidade’ (Exortação Apostólica Familiaris Consortio de João Paulo 2º, 51).

Esta profissão de fé não é um ato isolado e único, realizado no dia do matrimônio, mas deve ser renovado todos os  dias, porque a presença amiga do Senhor se prolonga no percurso da vida dos esposos e da família. Deus, cheio de misericórdia, que tomou a iniciativa de chamar o casal para o matrimônio e que abençõou a nova família, continua a chamá-los e abençoá-los, todos os dias, durante a convivência na vida matrimonial.

A comunidade de fé é o lugar privilegiado para o casal sustentar o cotidiano da vida matrimonial e familiar.  Na comunidade descobrirá que não está  sozinho, verá a presença de Deus nos fatos, problemas, dificuldades, acontecimentos da existência de todos os dias e, com Deus, os ideais belíssimos dos primeiros anos jamais envelheceram, porque Deus renova constantemente todas as coisas. 

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana