menu

Dom Sergio faz visita missionária à Paróquia São Sebastião, Diocese de Castanhal, Pará

A Diocese de Castanhal  é uma Igreja jovem, celebra neste ano dez anos de sua criação e ainda não tem sacerdotes suficientes para atender todas as comunidades paroquiais, necessitando do apoio de outras Igrejas. Foi por esta necessidade que surgiu o projeto de cooperação missionária entre a Arquidiocese de São Paulo e a Diocese de Castanhal. 

Pe Fabiano, a cavalo, durante procissão de São Sebastião, padroeiro da cidade

Coube à Região Episcopal Santana enviar, ano passado, o Padre Fabiano de Souza Pereira, como missionário para exercer o ministério sacerdotal na Paróquia São Sebastião, na cidade de Igarapé-Açu, Pará.  A Paróquia São Sebastião tem 37 comunidades e a cidade tem trinta e seis mil habitantes. É uma paróquia muito viva e acolhedora.

Recepção a Dom Sergio pelas autoridades civis e militares junto com o povo

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, chegou à cidade, dia 16 de janeiro, para acompanhar o andamento do projeto e foi calorosamente acolhido pelas lideranças da paróquia, jovens e adultos e por parte das autoridades civis e militares. A Prefeita Sandra Miki Uesugi Nogueira acolheu o bispo apresentando a cidade, suas riquezas e tradições. Houve apresentação de danças típicas organizadas pelos jovens e por um grupo da terceira idade.

Dom Sergio celebrou nas comunidades da paróquia e também na Igreja Matriz no tríduo em honra de São Sebastião, padroeira da cidade. Destacou na homilia a força da fé de São Sebastião que, mesmo sofrendo a perseguição, não abandonou a fé católica e a comunhão com a Igreja. Exemplo para todos nós que no meio das adversidades devemos manter a comunhão com a Igreja e a fé católica, caminho seguro para a salvação.

Catedral de Castanhal, diocese em que está a missão

O dia 20, festa do padroeiro, foi marcante pela procissão com grande participação do povo da cidade e, depois, pela santa missa presidida por Dom Carlo Verzeletti, bispo diocesano, e concelebrada por Dom Sergio, padres Fabiano e Lino. Dom Carlo ressaltou a necessidade de construir uma comunidade acolhedora, porque foi este o caminho de fé percorrido por São Sebastião. Uma comunidade o acolheu e nesta comunidade ele cresceu na fé, até dar a vida por Jesus, o Senhor.

Após a missa houve a derrubada do mastro de São Sebastião, que é tradição da comunidade e elemento constitutivo da cultura local. Em seguida, o mastro é cerrado e as pessoas levam pedaços para suas casas, recordando a celebração da festa. 

"Fiquei muito feliz e emocionado pela acolhida do povo de Igarapé Açú. Desde o primeiro dia demonstrou a fé que sustenta sua vida e fortalece a família. Há no rosto de cada um uma alegria contagiante, própria dos discípulos missionários que se encontraram com Jesus e O vivem em comunidade. Obrigado, Padre Fabiano, pela sua disposição em participar deste projeto missionário.  Obrigado ao povo da Paróquia São Sebastião pela acolhida e pelo testemunho da fé", disse Dom Sergio.

 

 

 

 

 

 

 

 

Diácono Francisco Gonçalves/Pascom com Dom Sergio Borges. Fotos de Dom Sergio