menu

Catequistas têm formação sobre encontro com Cristo na Semana Catequética 2015

Entre os dias 9 e 12, no auditório da Cúria de Santana (avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra, 1877 — Parada Inglesa), a Animação Bíblico-Catequética da Região Episcopal Santana, realizou a Semana Catequética 2015, encontro anual de catequistas da Região.

Pe Paulo apresenta objetivos do evento

“Essa semana é um primeiro momento de formação continuada dos catequistas dentro do projeto de Iniciação à Vida Cristã. Mais uma vez nos preparamos para um momento favorável de formação e confraternização. Facilitar o encontro dos catequizandos com Jesus pode produzir um impacto na vida deles. Será o início de uma nova realidade. Mas é necessário abrir o coração e deixa-lo conduzir os nossos passos, motivando-nos para um novo agir”, expressou no convite aos catequistas, Padre Paulo Cesar Gil, pároco da Paróquia Menino Jesus e assessor da Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de São Paulo.

O evento procurou implementar o processo de Iniciação à Vida Cristã, aprofundando os seguintes temas: na abertura, dia 9, Padre Gil abordou em sua exposição: Quem é Jesus: o Caminho (em base ao Evangelho de Marcos).

Dom Sergio fala sobre encontro com Cristo

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, foi o assessor da segunda noite, dia 10, falando sobre o encontro pessoal com Jesus (sob o enfoque da Evangelli Gaudium, do Papa Francisco).

Já Padre João Luiz Miqueletti, pároco da Paróquia de SantAna e coordenador regional de pastoral, no dia 11, discorreu sobre o encontro na comunidade de Jesus (tendo como base o Documento 100 da CNBB — Comunidade de comunidades: uma nova paróquia).

O encerramento, dia 12, teve a Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano 2º, para suportar o tema “A vida e missão da comunidade dos discípulos de Jesus", com assessoria de Glaucia Gabriela.

O evento foi destinado aos agentes de pastoral envolvidos no processo de Iniciação à Vida Cristã que possam atuar como multiplicadores nas paróquias/comunidades.

Segundo Padre Paulo Gil, ao longo do ano, serão realizados encontros mensais de formação para as equipes de coordenação abordando os sacramentos Batismo, Eucaristia e Confirmação. Em abril, ocorrerá um encontro para projetar as equipes paroquiais de Iniciação à Vida Cristã. Depois, haverá também o retiro para os catequistas e, em setembro, novamente, serão promovidas quatro noites de formação bíblico-catequética.

 

Diácono Francisco Gonçalves/Pascom