menu

Campanha da Fraternidade se inicia com formação sedimentada nos Setores

A Campanha da Fraternidade (CF) 2015, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45), foi lançada oficialmente na Região Episcopal Santana, na tarde deste domingo, dia 22, em missa na Igreja de SantAna, presidida por Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana.

Antes da missa, o bispo, juntamente com o pároco, Padre João Luiz Miqueletti, coordenador regional de pastoral, haviam se reunido no salão paroquial com os coordenadores regionais de pastorais para formação sobre a CF 2015, assessorada por Frei Rogerio Xavier, OFM, que veio a convite de Frei Guilherme Anselmo, SIA, coordenador da CF na Região Santana.

Essa formação viria sedimentar o plano desenvolvido e que se iniciou, anteriormente, com reflexão de Frei Guilherme com padres e diáconos, durante uma das reuniões mensais do clero. Depois, a formação sobre CF foi expandida pelos nove Setores geográficos, para todas as 64 paróquias que constituem a Regiao Santana.

A reflexão deste domingo ofereceu uma compreensão abrangente do tema trazendo considerações sobre o histórico das relações entre Igreja e sociedade no nosso país, além de refletir sobre a dimensão da vida em sociedade. A dignidade humana, o bem comum e a justiça social também foram refletidos norteando a ação das pastorais.

Para Dom Sergio, o aprofundamento do tema e do lema da Campanha da Fraternidade nos leva a nos engajarmos mais no trabalho da Igreja. Portanto, segundo o bispo, as reuniões de pastorais devem ter em seus inícios momentos de estudo sobre a CF2015. Quem não possui o material da CF basta baixar no site da CNBB.

 

Diácono Francisco Gonçalves/Pascom