| Bíblia

Os primeiros versículos da Epístola aos Hebreus

A Carta aos Hebreus apresenta uma estrutura curiosa: a) O Filho como superior aos anjos e a Moisés (1,5-3,6; 2); b) O Sumo-sacerdócio de Jesus (3,7-10,18; 3); c) A fé dos antigos em Deus e a fé dos fieis em Jesus (10,18-12,29). Além disso, no texto encontram-se instruções éticas e morais.

Hoje nos deteremos no texto que trata do Filho de Deus e os anjos.  

Ο primeiro capítulo de Hebreus nos relata, que depois dos profetas, Deus envia um mensageiro que não é mais um porta-voz como os outros: é o seu Filho. Conforme o texto nos versículos (1-4). “Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas; agora nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e pelo qual fez os séculos. É ele o resplendor de sua glória e a expressão de sua substância sustenta o universo como poder de sua palavra; e depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-se nas alturas à direita da Majestade, tão superior aos anjos quanto o nome que herdou excede o deles”.

O texto inicia-se com duas perguntas a respeito da eleição do Filho: “De fato, a qual dos anjos disse Deus: Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei? Ou ainda: Eu lhe serei pai, e ele me será filho?”(v.5).

A palavra anjo vem de uma tradução do grego ανγγελος que significa mensageiro. No Antigo Testamento anjo pode significar um mensageiro do SENHOR ou o próprio SENHOR (cf. Js 5,14s). No Novo Testamento os anjos distinguem-se de Deus, como nos textos de anunciação (cf. Mt 1,18-25; Lc 1,26-46). O anjo é o anunciador de algo decisivo, ou seja, portador de uma notícia que dá um novo rumo e confirma a história.

Portanto, sempre os anjos e o filho são temas importantes. Assim, no versículo (14) o anjo é um espírito ao serviço do SENHOR, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação.

Autor: Profa. Susana Aparecida da Silva (mestranda em Teologia Bíblica pela PUC/SP).