| Teologia

Um conselho de São Tomás: como estudar a Bíblia e a Teologia?

Certo dia, São Tomás de Aquino foi perguntado acerca do método de estudar a teologia e Sagrada Escritura. Eis a tradução da carta com uma inspirativa resposta...

Carta sobre o modo de estudar

São Tomás de Aquino (1225-1274)

O que me pedistes, João caríssimo em Cristo, de te demonstrar o modo de adquirir o tesouro da ciência, tal como a mim, te dou um conselho: não logo pelo mar escolhas entrar, mas inicia-te pelos rios, porque, pelas coisas mais fáceis se chega a conhecer as mais difíceis.
Esta é minha advertência e a tua instrução. Te recomendo ser tardo no falar ou para achegar-se ao locutório; abraçai a pureza de consciência.
Não deixes as orações; frequenta muito o teu quarto para que adquiras o vinho do saber.
Para todos mostra-te amável; nada de desagradável desejes para teu próximo, não te mostres muito familiar a ninguém, porque demasiada intimidade gera rixas e subtração dos estudos. Das palavras e fatos mundanos não te intrometas, discursar sobre tudo, abstenha-te; não deixes de imitar os passos dos bons e dos santos; não prestes atenção em tudo que ouvirdes, mas do que foi dito de bom, guarda na memória. O que lerdes e ouvirdes procurai entender, do que é duvidosos certifica-te, e retenhas o que puderdes guardar na mente, assim enchereis o vaso, mas não desejais coisas mais altas que possais reter.
Seguindo estes passos, ramos e frutos na vinha do Senhor dareis, e a vida tereis, profícua e produtiva. Se isto seguirdes, podereis atingir o que desejais.

Comentário: O texto foi originalmente escrito em latim. A data de composição é controvesa ou de difícil especificação. Entenda-se um aspecto do contexto histórico da carta: Tomás, monge dominicano, parece escrever para outro monge. Assim, entende-se os conselhos em relação ao silêncio e ao isolamento. Evidentemente, um leigo não poderá aplicar os conselhos de Tomás ao pé da letra, mas o silêncio e evitar as conversas sobre a vida alheia não faz mal a ninguém, pelo contrário... Que os conselhos de Tomás sirvam para os estudos da teologia e da Bíblia!

(Comentário e tradução : Marcos Eduardo Melo dos Santos)

Marcos Eduardo Melo dos Santos