| Boletim Informativo Santo Antônio - setembro 2017

Lectio Divina: você sabe o que é?

O mês de setembro é dedicado à Bíblia, Palavra de Deus. Sendo assim, utilizar a Lectio Divina, ou leitura orante, na vida cotidiana é uma grande bênção que todos nós podemos praticar. Apesar do nome complexo, o processo é simples, contido por quatro importantes passos que devem ser principalmente guiados pelo Espírito Santo de Deus: Comece o dia com a leitura da Palavra e estenda a meditação ao longo do dia, encerrando depois com a oração e a contemplação ao completar do dia.


1. Leitura
A Palavra de Deus deve ser lida para escutar o que Deus tem a lhe dizer, para conhecer a Sua vontade e poder obedecê-la. Durante a leitura é essencial darmos atenção ao texto, afinal, é o próprio Deus falando conosco.


2. Meditação
A meditação é o momento de descobrir o que Deus quer falar através daquele trecho da Bíblia para você naquele dia. É a atualização do texto dentro da nossa vida.


3. Oração
A oração é momento de deixar brotar naturalmente, a partir da meditação, o louvor, o arrependimento, a súplica, a gratidão, o pedido de perdão, a oferta e a adoração a Deus. Também suplicar as graças necessárias para que possamos corresponder e cumprir às mensagens encontradas através da Palavra.


4.


Acontece de modo natural, é o dom de Deus que nasce do silêncio interior, para que na presença de Deus possamos saborear espiritualmente as verdades descobertas e a ideia inicial. É a hora da intimidade, da entrega e de fazer o nosso ser no Ser de Deus. É repousar o olhar e o coração em Deus.
Enfim, “A lectio divina semeia a Palavra no coração do ser humano para que ela brote na meditação ao longo do dia e assim possa se cumprir na vida dele” (Frei Antonio Silvio).

Giovanna Nunes