| BISA - Boletim Informativo Santo Antônio

Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente

A Pastoral da Ecologia da Região Episcopal Santana foi criada em 21 de setembro de 2003, a pedido do vigário episcopal para a região da época, Dom Odilo Pedro Scherer, hoje arcebispo metropolitano.

A mais nova pastoral da Paróquia Santo Antônio tem como princiapal objetivo evangelizar, mas apropriando-se das palavras de Bento XVI (2007): “É preciso que haja um canal de discussões no qual os cristãos recriam, adotando escolhas corajosas, uma forte aliança entre o homem e a terra”. E é este canal que a Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente pretende ser, anunciando o Evangelho e salvaguardando a Criação, de modo a sermos interpessoais e envolver, sobretudo, os jovens, "aos quais é confiado o porvir do planeta".

A Pastoral não apenas cuida das árvores e dos animais, mas da relação do homem com o meio ambiente que ele ajuda a compor, buscando a integralidade nas ações, sobretudo no que envolve a ecologia social. Por isso algumas de suas ações e propostas são: estar consoante com os Planos Pastorais da Arquidiocese de São Paulo, defender e preservar um meio ambiente ecologicamente equilibrado, criar uma conscientização ambiental capaz de promover a vida, dar suporte às ações sustentáveis dentro e fora da Igreja, estudar os documentos da Igreja à luz da questão socioambiental, incentivar as políticas públicas de meio ambiente, educar para a questão da Água: redução de consumo e reutilização, incentivar áreas de drenagem através de parques, praças e áreas verdes, promover a saúde pública; entre outras.

Luiz Fernando preparando a terra para plantio.

Dentre os primeiros atos da Pastoral estão entre eles a instalação no fundo da igreja de caixas coletoras de esponjas multiuso, escovas de dente e tubos de creme dental usados, potes lavados de margarina de 500g e dejetos que não podemos descartar em lixo comum, como pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e chapas de raio-x, instaladas na igreja.

Destacamos que as duas últimas campanhas da fraternidade (2016 e 2017), trabalharam temas ligados a Ecologia, sendo um sinal de preocupação da Igreja do Brasil com o tema.

Pastoral da Ecologia instalando as caixas coletoras na Paróquia.

Diego F. R. Machado e Ruan Campos, Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente