| Catequese

A Confirmação e a Iniciação Cristã dos Jovens












1. INTRODUÇÃO

A Comunidade cristã, já iniciada pelo sacramento do Batismo, se torna verdadeiramente missionária pelo Sacramento da Confirmação. O primeiro sacramento chama/vocaciona à vida cristã, ao discipulado/seguimento de Jesus junto aos irmãos e irmãs e o segundo envia como apóstolo/testemunha diante do mundo. A Confirmação faz amadurecer a fé recebida no Batismo e, ao mesmo tempo, é sinal de reconhecimento de que a pessoa está pronta para o apostolado. Assim, o melhor momento da vida para receber esse sacramento é o da Juventude.

A juventude na Igreja

A juventude é o momento das descobertas, dos desafios, das buscas e de intensa criatividade. Assim, também, na vida da Igreja: quando bem acolhidos e orientados, os jovens abraçam a causa do Evangelho com grande generosidade e coragem. Nunca, como hoje, os jovens se voltam para a vida eclesial através de encontros, dos movimentos de espiritualidade, da participação litúrgica e, especialmente, por causa de uma profunda conversão do coração à pessoa de Jesus Cristo, modelo e exemplo para suas próprias vidas. É, pois, tarefa da Igreja despertar e animar a gratuidade própria que já existe nos jovens, desde o seu Batismo.

Serviço e testemunho

A exemplo de Cristo que é Servo Fiel e Testemunha Viva do Amor do Pai, o crismando, já designado profeta no Batismo, receberá, na Confirmação, o encargo de servir o Evangelho na pessoa dos irmãos e de ser dispensador do amor de Deus em forma de testemunho, na sociedade e no mundo de hoje. Como sal da terra, luz do mundo e fermento na massa[1] ele crescerá cada vez mais na consciência de que é agente transformador pela força do Espírito, responsável por mais justiça e solidariedade. Testemunho exige renúncia. Renunciar às drogas, à prostituição, à alienação, ao consumismo e a tantas outras formas de morte é um modo convincente de valorizar a vida e realizar-se como pessoa humana. Recebendo os dons do Espírito Santo no Crisma, o jovem será imbuído da sublime ousadia do testemunho vibrante e corajoso. É essencial que o crismado seja uma testemunha, pois é sinal-sacramento de Cristo no mundo em que vive. O testemunho se realiza, de fato, no confronto dos valores cristãos com as desigualdades sociais. Desse confronto, os jovens aprenderão a edificar uma sociedade fraterna, igualitária e justa. Assim, os crismados anunciarão aos outros jovens que existe um projeto de vida alternativo em relação ao projeto de morte e de desumanização que vigora na sociedade. Aí o jovem verá, com uma nova ótica, que a utopia do Reino de Deus tem sentido e começa a ser realidade hoje.

Pastoral

Levando em conta a realidade de nossas comunidades, o enfoque da pastoral da Confirmação deve centrar-se no engajamento dos jovens nas diretrizes de evangelização da Diocese, da paróquia e da comunidade. Será despertada na consciência do crismado a necessidade de caminhar na contramão de uma sociedade neoliberal e pós-moderna que relativiza a dignidade humana (o ser) e prioriza o material (o ter). O crismado deve ser o precursor de uma pastoral embasada na fé, por isso mesmo ativa e não passiva. A fé, por outro lado, amadurece em confronto com a realidade social. O jovem será levado a perceber que, após ser crismado, estará ligado, profundamente, a sua Igreja local, ao seu bispo e a sua comunidade onde vai promover a participação de outros jovens, atuando numa pastoral específica.

Autor: Côn. José Adriano

(Continua no próximo post)

Marcos Eduardo Melo dos Santos