| Catequese

A memória da Palavra e do pão e do vinho

A Liturgia da Igreja Católica serve-se de símbolos naturais para significar os efeitos sobrenaturais dos sacramentos. Por isso é necessário que as Equipes de Liturgia tenham compreensão dos símbolos, para estarem em condições de celebrar dignamente a Eucaristia.

Faço ligação do tema deste artigo com o anterior desta série (6): “Usando a palavra “memória”, Jesus destaca o significado que ela tem na sua origem hebraica: pelo ritual da celebração litúrgica, os símbolos fazem o passado reviver, porque conferem um sentido novo e atual no presente (cf. Dt 4,9; 6,7. 20-25).

O sacrifício não acontece mais no corpo físico de Cristo, mas nos sinais do pão entregue que se come e do vinho derramado que se bebe. Como acontece isso?”

A Palavra faz memória da mensagem que o Pai nos enviou em Jesus Cristo. Jesus faz sua Palavra eterna soar hoje aos nossos ouvidos para ser escutada. É escutada, para nos provocar a tomar alguma atitude.

A Palavra de Deus penetra na vida e provoca a decidir se continuamos ou não compromissados com a proposta de Jesus assumida no meu Batismo.

A Palavra é memória, porque nos faz lembrar para não esquecer da história da salvação contida o projeto do Pai. De maneira que a proposta do Pai em Cristo nos leva a decidir se queremos fazer parte desse projeto salvador para acontecer hoje, na nossa vida, a salvação.

O pão nos faz lembrar, para não esquecer a entrega de Jesus em favor de nossa salvação. Para não esquecer significa que Cristo revela a sua disposição de colocar o seu corpo a serviço do projeto de salvação do Pai. A entrega não é ainda o sacrifício pela morte. Significa que Cristo está a nosso dispor para fazer novamente hoje o sacrifício.

Por exemplo, os noivos se entregam um ao outro não para morrer, mas para mostrar que estão dispostos a comprometer a sua pessoa consagrando a vida mutuamente “até que a morte os separe”. Os pais se entregam a serviço da formação dos filhos, os professores a seus alunos e por aí adiante.

O vinho faz memória, porque é símbolo do sangue que faz a vida circular pelo corpo. Por isso se diz que alguém necessita de sangue; se faz campanha para doação de sangue; que Jesus morreu, porque derramou seu sangue. Derramar o sangue significa dar a vida por alguma causa. A causa de Jesus é a realização atualizada de sua morte por causa do projeto do Pai em salvação da humanidade.

Nós podemos compreender a mensagem profunda dos símbolos conhecendo seu significado no mundo natural: palavra escutada, pão comido e sangue bebido.