menu

A História da Paróquia

Foi por volta de 85 anos atrás, em meados de 1930, que neste mesmo local, onde agora nos achamos, num terreno cedido pela família Simões, foi construida uma capela dedicada a Santo Antônio. E foi ao redor desta capela, com o crescimento dos descendentes de famílias tais como Simões, Colombani, Gabriel e tantas outras, que teve início o bairro do Lauzane. Capela, campo de futebol e armazém eram o núcleo de diversão dos jovens da época, quando quermesses, procissões, jogos e piqueniques alegravam a vida de crianças, jovens e adultos, naquele bairro provinciano de então.

Para missas, batizados e casamentos, vinham, de longe, padres da paróquia de Santana e posteriormente, salesianos de Santa Teresinha.

Muitos com certeza, hão de se lembrar de nomes como Pe. Taciano, Pe.Tomanik, Pe Alexandre e tantos outros. Mas os anos foram passando e o bairro foi crescendo e a capela, inicialmente grande, foi se tornando pequena demais. Foi quando, por volta de 1950, o povo se mobilizou e, através de festas, quermesses, leilões e de um movimento chamado peditório, quando crianças, músicos e adultos iam, de casa em casa, pedindo prendas, que se iniciou a arrecadação de fundo e a construção da Paróquia, nos moldes da que existe atualmente.

O seu primeiro vigário foi o Pe. José Sukner, que tomou posse no início de 1959 tendo como colaboradores os padres Jean Claude Rousseau e Lourenço Lemay. Em 1970, o Pe. Victor Milagres Fernandes iniciou seus vinte e um anos de pastoreio nesta paróquia, época em que viu nascer uma geração inteira de filhos e filhas espirituais. Recebemos, em 1991, o Pe Maurício Luchini e, por seis anos, pudemos sentir sua amizade e presença atuante nessa comunidade, sendo substituído pelo Pe. José Roberto Abreu de Mattos, em 31 de janeiro de 1998. Nesses quarenta anos de vida, nossa paróquia viu acontecer muitas reformas e ampliações. Mas atualmente o seu forro, inclusive paredes, estavam sendo corroídos perigosamente por cupins. A fiação, com ligações feitas às pressas, ao longo dos anos, poderia ser foco de incêndio. A ventilação era insuficiente e havia necessidade de mais espaço para a assembléia. Tudo isso o Pe. Beto percebeu quando, pelas mãos do saudoso D. Joel, adentrou nessa paróquia. Vieram então os apelos para mais uma reforma. E aí veio também a resposta maravilhosa da comunidade, as rifas, eventos sociais, quermesses e principalmente a Campanha do Metro Quadrado. E eis que hoje, após tantas lutas, sacrifícios, poeiras, demolições, dívidas e suor, o interior de nossa paróquia pouco lembra daquela de anos atrás. Mais bonita, acolhedora, iluminada arejada e espaçosa e até com uma capela para o Santíssimo Sacramento. Tivemos a honra da presença de D. Cláudio Hummes, digníssimo Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, presidindo as celebrações litúrgicas da Dedicação e Sagração do Altar. Cada tijolo desta paróquia lembra, na sua mudez, centenas e centenas de pessoas que lutaram para a sua construção e reformas. Cada paroquiano, porém, dentro de seu coração e de sua mente, lembra com saudades dos padres que por aqui passaram dedicando, à essa comunidade, os anos de sua juventude no exercício do ministério sacerdotal. 

No dia 18 de dezembro de 2005, quarto domingo do advento, às 18h, durante a Celebração Eucarística presidida por Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo auxiliar da Região Episcopal Sant’Ana, tomou posse como Pároco o reverendo Padre Dalmir Oliveira dos Anjos de acordo com as prescrições canônicas. 

Com especial atenção ao espaço sagrado para Celebração da Sagrada Liturgia, reformou o presbitério com assentos de mármore e pintura da Igreja por dentro e por fora. Trocou a iluminação da Igreja, colocou ventiladores, murais novos e grades nas janelas.   Construiu dentro da Igreja a secretaria paroquial e a sala do padre.

 Reformou o salão paroquial, construiu mais duas salas para uso das pastorais.

Conforme exigência da prefeitura fez as rampas de acesso à Igreja e banheiro para deficientes. Comprou móveis e eletrodomésticos para a Casa Paroquial.

Na Comunidade São Marcos reformou a parte elétrica, reformou o subsolo fez a manutenção e a conservação do prédio.

Em 09/02/2014 às 10h00, através da Celebração Eucarística presidida por Dom Sergio de Deus Borges assume o Padre Gabriel, que já conquistou a comunidade com o seu jeito simples de ser e iniciou uma nova era na comunicação da paróquia.                     

 COMUNIDADES

 Comunidade São Marcos

Rua Tarquinio de Sousa, 54 (altura do nº 500 da Avenida Guacá)