menu

A MISSA / SÍMBOLOS LITÚRGICOS

Muitas vezes os católicos não compreendem o significado da Missa e deixam de participar, ou então ficam aborrecidos durante o tempo da celebração.

  O coração da Missa é o oferecimento de Jesus ao pai. 
 
A Missa é a renovação da Ceia de quinta-feira Santa e a renovação do Sacrifício de Jesus na Cruz.
 
Na Última Ceia, Cristo falou de seu Corpo e de seu Sangue que seriam entregues por todos nós. No Altar se renova o Sacrifício de Cristo.
 
A Missa é, pois, uma refeição de irmãos que se reúnem para se alimentar da vida de Cristo, com tudo o que essa vida significa. A mesa, o alimento, a toalha, falam de uma refeição. Somos pessoas que precisam de alimento para continuar a caminhada.
 
O verdadeiro alimento é Cristo: A Eucaristia. E para que possamos participar melhor da Celebração da Eucaristia (Santa Missa), vamos refletir um pouco, parte por parte desta Liturgia.
 
1- ACOLHIMENTO - O acolhimento no início da Missa deve ser feito num clima de amizade e de festa pelo reencontro com os irmãos.
 
2- CANTO DE ENTRADA - é a nossa primeira expressão de alegria por este Encontro. Pode-se fazer uma procissão de entrada para significar a nossa caminhada do dia-a-dia na vida de trabalho, lazeres, nossa vida na família...Isto lembrará a nossa caminhada seguindo a Cristo a "caminho da Casa do Pai". 
 
3- SAUDAÇÃO - Depois de beijar o altar o sacerdote se dirige à Assembléia e, depois de feito o sinal da cruz, ele saúda as pessoas que estão presentes, com uma frase tirada das Cartas de S. Paulo.
 
4- ATO PENITENCIAL - Logo no começo da Celebração, o sacerdote nos convida para reconhecermos as nossas culpas para que a Santa Missa seja dignamente celebrada. Depois de um instante de silêncio o sacerdote nos convida para nos arrependermos dos pecados., rezando o ato penitencial.
 
5- O CÂNTICO DO GLÓRIA - O Evangelho de S. Lucas nos diz que por ocasião do nascimento de Jesus, os anjos do Senhor entoaram um Hino de Louvor e agradecimento a Deus com estas palavras: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade".
O Glória na Missa é também um Hino de Louvor e agradecimento a Deus. Colocarmo-nos diante do Pai, dizendo: "Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos damos graças por vossa imensa glória..."
 
6- ORAÇÃO OU COLETA - O sacerdote faz uma oração em nome da Igreja reunida pela vida das comunidades, pedindo a Deus por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
 
Depois das primeiras orações seguem as duas partes principais da Missa que são:
- Liturgia da Palavra e
- Liturgia Eucarística.
 
Liturgia da Palavra
 
Na Liturgia da Palavra entramos em contato com as riquezas da Palavra de Deus, ouvindo atentamente as leituras e as explicações feitas na homilia ou sermão.
O próprio Cristo, por sua Palavra, está presente em nosso meio. Deus se dirige a seu povo, revelando-lhe o Mistério da Redenção e da Salvação e oferecendo a sua Palavra como alimento espiritual.
 
7- CREDO - Terminada a homilia, todos os participantes se levantam para rezar o Credo, que é resumo da nossa fé cristã.
 
8- ORAÇÃO dos fiéis - Depois do Credo os cristãos, juntamente com o sacerdote, fazem as preces comunitárias, pedindo a Deus pelas necessidades da Igreja, e por todo povo de Deus.
 
Liturgia Eucarística
 
Na Liturgia da Palavra o povo foi esclarecido e alimentado pela Palavra de Deus, dando sua resposta com cantos de salmos, aclamações e mesmo meditando em silêncio essa Palavra de Deus.
Ouvindo a explicação da Palavra pela homilia, o cristão professa a sua fé, rezando o Credo.
Depois se inicia o Sacrifício Eucarístico. Pelos dons e pelas graças que Deus nos dá, é necessário que manifestemos o nosso agradecimento, oferecendo a Ele um presente. O Sacrifício de Cristo é o verdadeiro presente que será oferecido sob as formas visíveis do pão e do vinho.
 
9- OFERTÓRIO - Esta preparação do sacrifício chama-se Ofertório, que quer dizer "oferecer", "apresentar". O homem que reflete e pensa em Deus, como seu Criador, sente necessidade de oferecer-se a Ele. Neste momento do ofertório, o cristão faz este oferecimento juntamente com o Sacrifício de Cristo. Os cristãos então trazem ao altar suas próprias vidas, simbolizadas no pão e no vinho.
 
10- ORAI IRMÃOS - é convite do sacerdote à oração de todos. Ele pede que todos rezem para que o sacrifício seja aceito. Todos, de pé, respondem: "Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória de seu nome, para o nosso bem e de toda a Igreja".
 
11- ORAÇÃO EUCARÍSTICA - Terminado o Ofertório, começa uma parte importantíssima da Missa que vai do prefácio até o momento em que o sacerdote ergue o cálice e a hóstia e diz: "por Cristo, com Cristo, em Cristo..." ao qual o povo responde: Amém.
 
12- PREFÁCIO - qual o sentido do prefácio? É um cântico de ação de graças recitado pelo sacerdote. Em nome de todo o povo de Deus, o sacerdote glorifica ao Pai, dando-lhe graças por toda obra da salvação.
No final  os cristãos rezam ou cantam o Santo como resposta da assembléia, reconhecendo a grandeza de Deus: " Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus do Universo..."
 
13- PRECE EUCARÍSTICA - Com pedidos particulares, a Igreja invoca o poder divino para que sejam consagrados os dons oferecidos pelos homens. Pede que esses dons oferecidos se tornem o Corpo e Sangue de Cristo. Em seguida, vem a narrativa da instituição da Eucaristia, realizada na Última Ceia e a Consagração.  
 
14- INTERCESSÃO PELOS VIVOS E FALECIDOS - Há neste momento pedidos pelos vivos e mortos. A Igreja toda está presente: o Papa, os Bispos, todos cristãos e não cristãos. 
 
15- PAI NOSSO e ABRAÇO da PAZ - A comunhão do Corpo e do Sangue é outro momento importante da Celebração Eucarística. A comunidade reunida se vê fortalecida com a presença do Senhor Jesus que se torna alimento. 
Antes da aproximação à mesa da comunhão é necessária uma preparação. O sacerdote convida todos os participantes para rezar a oração que o próprio Cristo nos ensinou: o Pai Nosso. Aprendemos nesta oração, a chamar Deus de Pai e a sentir que todas as pessoas são nossos irmãos.
Segue, depois, o Abraço da Paz -  A paz é Cristo presente em nós. E tendo esta paz de Cristo em nossos corações devemos manifestá-la aos irmãos. Eucaristia é fraternidade: tem a grande e importante dimensão: a comunitária.
 
16- COMUNHÃO - Um dos mais importantes momentos de nossas Celebrações Eucarísticas é o da Comunhão do Corpo e do Sangue do Senhor. É o momento em que os convidados ao banquete se aproximam, fraternalmente da mesa. Momento de profundo respeito e de intimidade pelo encontro do homem com o Cristo vivo.
 
17- ORAÇÃO FINAL - No final da celebração , depois de uma oração, o sacerdote saúda o povo desejando que o Senhor esteja com todos. Segue-se então a benção final. "Abençoe-vos Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo". Amém.
 
 A Missa terminou - ou melhor, a Missa continua, porque ela não é um ato isolado na vida do cristão. Durante a semana o cristão tenta viver o mistério de Cristo na própria vida:
- tenta viver a união com os seus irmãos, através de uma vida de ajuda mútua, de uma vida de fraternidade; 
- tenta alimentar sua união com Cristo, através da oração e da luta contra as tentações e contra o pecado da injustiça e do egoísmo
- tenta colocar-se a serviço dos mais necessitados para, em união com Cristo, construir um mundo novo na justiça e na fraternidade.

SÍMBOLOS LITÚRGICOS

- Você sabia que o ALTAR representa a Mesa do Senhor, que Jesus com seus discípulos usaram para celebrar a Ceia na quinta-feira santa, no Cenáculo, em Jerusalém. Na mesa, Jesus colocou o seu próprio Corpo na forma de pão e vinho como alimento para todos?

 
- Você sabia que PATENA é um pequeno prato raso e recebe o pão para o oferecimento no ofertório?
 
- Você sabia que o SANGUÍNEO é um paninho branco que o Celebrante utiliza para enxugar o interior do cálice?
 
- Você sabia que a HÓSTIA grande, é grande para que possa ser vista pelos participantes, quando o sacerdote a apresenta após a consagração e na hora da comunhão  e diz: "Eis o Cordeiro de Deus..."
e hóstia pequena (ou partículas) são as  consagradas para a comunhão dos fiéis?
 
- Você sabia que  ÂMBULA é o cálice com tampa para as hóstias consagradas a serem distribuídas aos fiéis e para guardar as hóstias consagradas no sacrário, após a Missa?
 
- Você sabia que PALA é um quadrado pequeno de cartolina coberta de pano branco e que serve para cobrir o cálice?
 
- Você sabia que GALHETAS são duas pequenas garrafinhas, uma para o vinho e a outra para a água?
 
- Você sabia que MANUSTÉRGIO é a toalha usada pelo sacerdote para enxugar as mãos, na celebração?
 
- Você sabia que CORPORAL é uma espécie de toalhinha quadrada que fica no centro do altar. Chama-se corporal porque sobre ele se coloca a HÓSTIA CONSAGRADA, que é o Corpo do Senhor?
 
- Você sabia que as VELAS têm valor simbólico. Significam a Luz da Fé que nós cristãos recebemos no Batismo, lembrando que Cristo é a luz do mundo?
 
- Você sabia que o CRUCIFIXO é um objeto importante na Celebração Eucarística, porque recorda o Sacrifício Redentor de Jesus que não pode ser separado da Ceia?
 
- Você sabia que a ÁGUA deve ser natural na liturgia. O sacerdote usa para lavar as mãos e coloca uma gota (d'água) no cálice no momento do ofertório?
 
- Você sabia que o VINHO da celebração, deve ser puro, de uva, e será transformado no Sangue de Cristo? 
 
- Você sabia que como oficiante do Culto Divino, o sacerdote, como aquele que fica à frente, coloca vestes próprias (TÚNICA) que o distinguem das outras pessoas da celebração?
 
- Você sabia que ESTOLA é uma faixa colocada ao pescoço e separada da túnica? Ela significa o poder e a autoridade do sacerdote. A cor da estola acompanha o tempo litúrgico. Existem quatro cores: branca, verde, vermelha e roxa. Ex: no tempo do Advento e da Quaresma a cor da estola é roxa em sinal de penitência.
 
- Você sabia que AMBÃO é o púlpito onde são feitas as leituras? É o lugar de onde se proclama e anuncia a Palavra de Deus.
 
- Você sabia que CÍRIO PASCAL é uma vela grande, com as letras alfa e ômega, indicando Jesus como princípio e fim e "Luz do Mundo", e cinco cravos (chagas de Cristo)?
 
- Você sabia que a LÂMPADA DO SANTÍSSIMO indica que Jesus está sempre presente?
 
Você sabia que  MISSAL é o livro usado na Missa para as leituras próprias do celebrante? Ele contém vários tipos de orações eucarísticas.