menu

Nosso Diácono

Diácono Francisco

Diácono Francisco Pereira Monteiro

 

Diácono permanente  ordenado em 10 de fevereiro de 2007, na Catedral Metropolitana de São Paulo, em Celebração Eucarística presidida por Dom Manuel Parrado Carral, Administrador Apostólico da Arquidiocese de São Paulo, e concelebrada pelos Bispos Auxiliares de São Paulo Dom José Benedito Simão, Dom Pedro Luiz Stringhini, Dom  Tomé Ferreira da Silva, Dom Joaquim Justino Carreira e vários padres.

 

Diácono Francisco

 

Mensagem do Cardeal Dom Cláudio Hummes aos novos Diáconos Permanentes   da Arquidiocese de São Paulo   por ocasião de sua ordenação  em 10 de fevereiro de 2007

Para vocês, meus caros Neo-Diáconos Permanentes, este é um dia de grande graça e felicidade. Jesus Cristo os chamou para o ministério diaconal e vocês atenderam generosamente ao chamado. Cristo os quer junto de si como amigos e discípulos. Ele quer ser para cada um de vocês o caminho, a verdade e a vida. Ele quer ser o Mestre, cuja Palavra, vocês recebem e vivem, para então envia-los ao mundo para serem os anunciadores d’Ele e de sua mensagem. Vocês foram ordenados para o serviço. São continuadores do Cristo-Servidor. O serviço da Caridade, da Palavra e da Liturgia.

A Igreja precisa muito de vocês, meus caros. E por sinal, o campo de trabalho é imenso. Basta pensar que compartilham, no seu modo próprio, com os bispos e os presbíteros, tudo o que se refere ao ministério da Palavra, como são a pregação – o primeiro anúncio de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, e seu Reino – a atividade missionária de ir a todos aos quais Cristo pouco ou nada foi anunciado – a catequese – a divulgação da Bíblia e a capacitação do povo para entender os conteúdos bíblicos – toda a pastoral que se refere aos Sacramentos do Batismo e do Matrimônio – o serviço litúrgico próprio dos diáconos na celebração eucarística e demais atos litúrgicos – o serviço da Caridade para com os pobres, que é um vastíssimo campo de trabalho e marca a presença da Igreja na sociedade. Enfim, trata-se de um ministério ordenado de grande significado e grandes possibilidades na missão da Igreja.

Por tudo isto, quero cumprimentá-los hoje efusiva e cordialmente no dia de sua ordenação e desejar-lhes todas as bênçãos de Deus para que sejam fiéis no ministério, santos e felizes. Estendo estas congratulações e preces às suas esposas e filhos, que tanto contribuíram para que vocês pudessem atender ao chamado de Jesus Cristo. Um grande abraço a todos vocês e boas festas de ordenação!


Cidade do Vaticano, 9 de fevereiro de 2007.

Cardeal Dom Cláudio Hummes
Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito da Congregação para o Clero



Fotos : Douglas Mansur