menu

Comunicação

Pastoral da Comunicação

Uma paróquia que organiza a sua comunicação presta um serviço de alta qualidade, preparando-a para dar uma resposta madura e objetiva aos desafios atuais.

Nesta época, em que a comunicação está no centro das atividades humanas, ninguém pode ficar sozinho ou isolar-se. A comunicação pode ser uma ponte que abre novas possibilidades, também para a comunidade cristã.

É NECESSÁRIA

Comunicar-se, além de ser uma arte, é uma necessidade humana para estabelecer relações. Desde sua origem, a Igreja Católica acompanha todas as iniciativas humanas que fortalecem os vínculos relacionais com o próximo e com Deus. Comunicar é tornar comum o conhecimento e as realidades.

Desde a criação do mundo temos a prova da comunicação divina com a obra criada:

- a existência do ser humano. Deus fez o homem e a mulher dotados de inteligência para administrarem a terra, criando relações construtoras de solidariedade, de justiça e de Paz! O crescente desejo de crescimento do ser humano faz com que ele busque e leve a informação, fazendo transparecer seus dons.

NA IGREJA

Afirmamos que evangelizar é comunicar. Comunicamos a mensagem de Jesus Cristo, perfeito comunicador do Pai. Não se trata apenas de transmitir informações sobre a pessoa de Jesus Cristo, mas de comunicar/anunciar os valores fundantes do Reino, com a missão de fazer com que todos se tornem discípulos seus, novos anunciadores e continuadores de sua obra.

Podemos perceber, acompanhando o curso da História da Igreja, que inúmeras manifestações sempre se fizeram presentes nas igrejas, atendendo o desejo de comunicar a Palavra:

- vitrais, sinos, liturgia, teatro, torres, cantos, corais e demais manifestações de um tempo e espaço restrito, em que a comunicação era mais lenta e abrangia apenas um grupo mais próximo.

Porém, o século passado nos empurrou ao encontro de novas tecnologias, mais rápidas e eficazes para acompanhar os avanços da sociedade e empregá-las a serviço da evangelização. Assim, como em todos os segmentos da sociedade, resistências continuam sendo vencidas para se atingir eficazmente a missão.

 

Assim, na Igreja temos a Pastoral da Comunicação que se preocupa com tudo o que foi refletido. A PASCOM é um serviço à comunicação feita e recebida na comunidade. Relaciona-se com a imprensa comercial para divulgar a imagem pública da Igreja. Estuda e reflete os documentos da Igreja que tratam sobre a comunicação, bem como procura estabelecer critérios para a formação dos agentes a fim de que assumam a Pascom como um apostolado e não apenas no aspecto funcional e técnico do uso dos meios.

Em nossa paróquia a Pastoral  da Comunicação tem como atribuições a emissão do informativo paroquial que é impresso em datas especiais, a manutenção de informações na Página do Facebook e do site paroquial que está integrado ao site de nossa região episcopal Santana.

Pretendemos com os nossos trabalhos a evangelização dos paroquianos que frequentam nossa comunidade e principalmente aqueles que moram próximo a paróquia mas que não participam ativamente, através do uso das redes sociais, além de divulgar os vários trabalhos e eventos de nossa paróquia.

 

Equipe

Edna, Fábia, Filomena, Ivandelmir, João, Otávio

Coordenador :  Antonio Carlos