menu

Enfermos

PASTORAL DOS ENFERMOS

 

A Pastoral do Enfermo é uma pastoral da Igreja e deve ser realizada em nome de Jesus Cristo, refletida à luz da palavra de Deus que orienta e ilumina a todo trabalho pastoral.

O papel da Pastoral dos Enfermos é tentar confortar e humanizar o ambiente de tratamento dos doentes, com vivência e presença samaritana junto à esses irmãos que sofrem, seja nas instituições de saúde, seja na família ou na comunidade. A Pastoral busca atender o enfermo nas dimensões psíquica e espiritual.

A Pastoral dos Enfermos cumpre o papel do cristão que aproxima o doente de Jesus Cristo, dando um novo sentido para a dor e sofrimento. Para isso, é missão da pastoral garantir a participação ativa dos doentes no sacrifício do corpo e sangue de Cristo, perpetuado na sagrada Eucarística.

A Eucaristia na vida do cristão enfermo é o momento em que se dá o encontro de Cristo e da Igreja com o doente, dando a ele a oportunidade de receber a comunhão, que é o alimento espiritual em um momento sublime de fé e esperança, fazendo com que se sinta reconhecido como membro integrante da comunidade, e torná-lo consciente de que a comunidade está unida a ele, também na hora do sofrimento.

Cada um de nós é vocacionado a ser vitrine da solidariedade de Cristo para com os enfermos, na transparência de nossa dedicação, devendo enxergar o significado profundo do amor que Cristo dedica àquele que sofre e agoniza, e numa expressão desse amor de Jesus, somos chamados a colocar-nos à disposição de nossos semelhantes, principalmente com aqueles que sofrem.

A atividade do agente da Pastoral dos Enfermos é dar atenção aos doentes, a exemplo do “Bom Samaritano” (Lc 10,30s), sendo solidário no seu sofrimento, levando a ele a Palavra de Deus, rezando e providenciando sempre que possível a oportunidade para que possa receber os Sacramentos da Igreja, principalmente os da Confissão, Unção dos Enfermos e da Sagrada Eucaristia.

O sacramento da Eucaristia para os doentes é responsabilidade do Padre e do Ministro Extraordinário da Eucaristia devidamente enviado.

 

Equipe

Luísa, Terezinha, Claudete e Cida