menu

| Celebração eucarística na Paróquia Nossa Senhora da Luz na festa em honra à padroeira

Fiéis homenageiam Nossa Senhora com os títulos de Candelária e Luz



Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, dia 2, presidiu celebração eucarística na Paróquia Nossa Senhora da Luz na festa em honra à padroeira. Concelebraram os padres Valdevir Cortezi, pároco, e Anderson de Souza, acolitados pelo diácono Marcio Ribeiro.

                                                                     

A trajetória da paróquia que comemora 59 anos de existência, criada que foi, em 11 de fevereiro de 1958, pelo então cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Carlos de Vasconcelos Motta, evidencia que se os paroquianos estão contentes em celebrar essa caminhada, não podem esquecer a história da paróquia, que deve ser transmitida aos novos paroquianos, pois a comunidade está sempre se renovando.       

           

A devoção a Nossa Senhora da Luz nasceu em Portugal, através de Pero Martins, que prisioneiro nas mãos de piratas árabes, em 1459, recorreu ao auxílio de Nossa Senhora. Durante 30 dias, Nossa Senhora lhe apareceu em sonho, aureolada de extraordinária luz e lhe dirigiu um pedido que ao ser libertado, construísse uma igreja em honra de Santa Maria da Luz. A devoção se espalhou e foi trazida ao Brasil por imigrantes portugueses. Na Região Santana, a Paróquia Nossa Senhora da Luz surge dedicada a essa invocação, sendo lançada a pedra fundamental de sua igreja, em 1956.                                      

 

 

 


Elevada a paróquia, em 1958, em função do número de fiéis, o atual pároco, padre Valdevir, com ajuda dos paroquianos, constrói um novo templo, cuja dedicação ocorre em 1996. Não se pode esquecer que a paróquia ficou conhecida por seu trabalho vocacional, que fez surgir 16 vocações consagradas ao serviço de Deus, das quais oito sacerdotes e oito religiosas. Padre Paulo Gil, pároco da Paróquia Menino Jesus, e Padre Carlos Alberto Doutel, pároco da Paróquia São José Operário do Imirim, foram frutos desse trabalho de Padre Valdevir.

A devoção à Senhora das Candeias, da Luz, ou da Candelária, ou da Purificação (todos estes nomes designam a mesma Nossa Senhora), tem o seu começo na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo. Na Região Santana, tem um templo dedicado a Nossa Senhora com o título de Candelária, tendo sido criada, em 4 de novembro de 1933, na Vila Maria, pelo arcebispo metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva.

Diácono Francisco Gonçalves Colaborador de comunicação da Região Santana