menu

| Palavra do Bispo

Se me perseguiram...

Há outro martírio que acompanha a Igreja desde o seu nascimento e é muito próximode nós que não tem como consequência imediata a morte do discípulo missionário, mas podetrazer  o  desalento  e  a  perda  do  entusiasmo  no  anúncio  da  alegria  do  Evangelho  e  daparticipação na vida das Comunidades: o martírio da perseguição. Jesus já havia alertado seusdiscípulos sobre esta forma de martírio, quando disse: ‘O servo não é maior que o seu senhor.Se me perseguiram, perseguirão a vós também’ (Jo 15,20).

Sofrem deste martírio milhares de discípulos missionários cheios do Espírito Santo e doamor de Deus. Homens e mulheres, de todas as idades, membros das Comunidades, os quaissão perseguidos no dia a dia porque simplesmente dizem que creem em Deus, participam deuma Comunidade de fé e trabalham na ação missionária da Igreja.

A  perseguição  que  vem  sorrateira  e  altamente  venenosa  apresenta-se  de  muitasmaneiras: às vezes através da insistência de membros da família ou de amigos para que vocêdeixe a missão e se dedique mais à família, aos próprios interesses para estar mais com osamigos (que amigos?);  outras vezes,  através de questionamentos perniciosos,  como: o quevocê  vai  ganhar  com isso?  Ninguém pensa  em  você;  e  você,  por  que  continua  com essaatividade? Noutras ocasiões,  se apresenta através da afronta,  porque ao saber que você écatólico de coração, participa ativamente da Igreja como pediu Jesus, critica abertamente aIgreja, as instituições das Comunidades e o seu modo de viver a fé,  deixando sem palavrasqualquer pessoa sensata.

O ódio do mundo e a perseguição, não significam a ausência de Deus; fazem parte davida do discípulo missionário como fez parte da vida do Mestre. Nesta hora, é fundamentalvoltar os olhos e o coração para as palavras de Jesus: ‘se o mundo vos odeia, sabei que primeiroodiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porquenão sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia ’ (Jo15,18-19). 

O mundo nos odeia,  logo vai  continuar  no combate contra  a  fé,  contra  o  anúnciomissionário  e  contra  o  seu  trabalho na Comunidade,  mas não sairá  vitorioso.  Em meio àspequenas ou grandes perseguições, dos de longe ou das pessoas próximas, mantenha o péfirme na Comunidade e na missão que lhe foi confiada, porque ‘Eles vão combater contra oCordeiro, mas o Cordeiro, Senhor dos Senhores e Rei dos reis, os vencerá, e também serãovencedores os que com ele são chamados, eleitos, fiéis’ (Ap 17,14).

Dom Sérgio de Deus Borges - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo - Vigário Episcopal para a região Santana