menu

Corpus Christi: Consumidos pelo amor e a compaixão de Cristo

É o sacramento maior que nos educa e nos liberta para a partilha e o seguimento encorajando-nos para o sacrifício e a doação, para um projeto de missão e luta pelo Reino. Num mundo em que o mais importante é ser consumidor e proprietário, a Eucaristia nos consome e nos faz repartir a vida e o que temos com os outros.

Numa sociedade em que a aparência, a força e o poder ditam as normas, o Santíssimo Sacramento nos revela que o Deus Conosco preferiu permanecer num pequeno Pão e num pouco de Vinho, mostrando a sua fragilidade na misericórdia e na perfeita humildade. Eucaristia que constrói e edifica a Igreja como Povo de Deus servidor, profético e comprometido com os pobres e com sofrimento humano. Pão da vida e da comunhão com toda a terra e que coloca como meditava o Pe. Teilhard de Chardim a todo o universo em movimento ascensional para Deus.

Banquete Eucarístico que como Altar da verdadeira Paz (Ara Pacis) reconcilia e desarma as pessoas, unindo-as na mais profunda comunhão com Deus e todos os irmãos/ãs. Que nunca permitamos que a rotina ou o cansaço nos leve a descuidar ou desvalorizar este encontro vital e transformador com Cristo que nos faz mergulhar no oceano da sua misericórdia, nos envia ao mundo para sermos portadores e testemunhas da sua Presença amorosa, terna, e solidária com a humanidade inteira e todas as criaturas.

Que possamos gerar uma cultura eucarística, reconciliadora e compassiva, superando o ódio e a violência homicidas, para viver como pessoas livres que se tornam uma dádiva generosa para os outros fazendo acontecer a fraternidade e a unidade da família humana em Cristo. Deus seja louvado!

Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo de Campos (RJ)