menu

História

História da Paróquia

A primeira missa do bairro foi realizada na Associação dos moradores em fevereiro de 1967, por iniciativa do Sr. Willian Figueiredo. Com o interesse dos moradores e a mudança das famílias para o bairro, foi procurado o Padre Guilherme que celebrou as primeiras quatro missas, na Rua Existente, hoje, Rua Salvador Tolezano, esquina com a Rua 1, hoje, Rua General José Almeida Botelho.

As próximas missas foram celebradas por Padre Afonso, capelão do Hospital Mandaqui, na garagem desativada do Hospital Santo Antônio. A missa era realizada as 7h00 e o sino foi improvisado com um pedaço de trilho, onde batia-se com ferro. Era realizada apenas uma missa por semana. Padre Antonio e Padre Pedro, iniciaram o movimento familiar cristão. As reuniões eram realizadas nos apartamentos. O primeiro prédio da Paróquia foi cedido pelos Srs. Juarez, Oubile e Brito, onde hoje funciona a Padaria. Após um tempo foi construído um barracão no terreno onde hoje é a Paróquia. No inicio era apenas uma capelinha de madeira, mas com o apoio do Padre Longato, e moradores havia muitos movimentos: Cursilho, Casais, Jovens, Adolescentes, Clube de Mães, eventos como: quermesses e Paixão de Cristo dramatizada.

No dia 26 de junho de 1973, Dom Paulo Evaristo Arns, celebra a Missa de consagração da Paróquia, passando-a da condição de capela para Paróquia. Designado o primeiro pároco, o Padre Antonio Longato, ficou conosco 12 anos. Depois passaram por aqui: Padre Lóris, Padre Henrique, que comprou o apartamento (usado pelos padres que por aqui passam) e o primeiro automóvel da Paróquia: um fusca. Padre Simões, transformou nossa paróquia com seu trabalho incansável. Padre Antonio Manuel Castro construiu o estacionamento. Chega então Padre Tomaso, que priozou a Catequese, construiu a casa do idoso, que atendia moradores de rua, com refeições. E ainda dava atenção especial aos dependentes químicos, famílias carentes e tantos outros atendimentos sociais através de "pequenas comunidades". Também passaram por aqui, Padre Irineu, Padre Marcelo Pernambuco, Padre João Evangelista, Padre Adaílton e, atualmente, o nosso pároco: Padre Geremias Gomes dos Santos.

Diversos fatos ocorridos nestes mais de quarenta anos, alegres e tristes, todos experimentados e superados com força da fé semeada, germinada e crescida em nossa comunidade, cujo grande fruto está colhendo, é o que vai encher nossas casas das Graças e do Amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.