Cardeal visita Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Tremembé

No dia 13, Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, presidiu missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima na solenidade da padroeira, tendo como concelebrantes os padres Eduardo Higashi (pároco), Ricardo Anacleto e Roberto Lacerda.

Foi um momento importante para esta comunidade da rua Maria Amália Lopes Azevedo, 2249, no bairro do Tremembé, que teve sua origem a partir do desmembramento das terras da família Vicente de Azevedo, no século 19. O bairro permaneceu relativamente isolado porque a região norte da cidade de São Paulo demorou a se desenvolver. Até 1950, o principal acesso ao bairro se dava através da linha de trem, surgida, em 1894, para auxiliar na construção dos reservatórios de água da cidade, o Tramway da Cantareira, que com seus trilhos passava ao lado onde, hoje, fica situada a Cúria de Santana. A estação Tremembé era a penúltima, antes da estação Cantareira. A operação da linha de trem foi encerrada em 1964. Hoje, a rua onde está a paróquia tem um fluxo grande de veículos que a utilizam como uma das principais artérias do bairro.

Dom Odilo, em sua homilia, mostrou a razão de tantos títulos para Maria e recordou o que ela disse como mensagem de Deus. Tendo em vista o contexto histórico de ser um período de guerra, em 1917, a mensagem tem um conteúdo de paz. Aliado a isso, era uma época em que o comunismo tinha um projeto contra Deus e a religião, trazendo muito sofrimento para a Igreja. Maria pede, então, a conversão dos pecadores, àqueles que se opõem a Deus e, por consequência, também ao próximo. Ora, salientou o cardeal, essa mensagem serve para nossos dias, pois recorda o que Cristo nos ensinou: a importância da esperança da vida eterna.

Outro ponto destacado pelo cardeal foi a visão do inferno mostrada aos pastorinhos, apontando o sofrimento para aqueles que se afastam de Deus, mas que pela misericórdia divina todos podem obter o perdão e a vida eterna.