Josefinos comemoram 100 anos de atuação no Brasil

A Paróquia de São Benedito festejou o centenário de trabalho no Brasil da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), fundada pelo santo italiano São Leonardo Murialdo, e que é responsável pela paróquia no Jaçanã. No domingo, dia 17, Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu missa antecipando o dia festivo do santo, dia 18 de maio.

Padre Marcelino Modelski – CSJ, pároco, relembra que os josefinos chegaram no Brasil, em 5 de janeiro de 1815, procedentes da Itália para iniciar seu trabalho com jovens carentes do Rio Grande do Sul. Hoje, no Brasil, 58 sacerdotes se dedicam a desenvolver o carisma do fundador nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Pará e Maranhão.

A congregação foi fundada por São Leonardo Murialdo, no dia 19 de março de 1873, em Turim, na Itália. Chamam-se “Josefinos’, porque a família de Nazaré, em especial São José, é o modelo a seguir.  Josefinos de Murialdo porque o fundador foi São Murialdo.

O carisma da congregação se endereça preferencialmente à educação e promoção de crianças, adolescentes e jovens pobres, através de obras sociais, paróquias, centros de formação profissional, escolas, em bairros da periferia de centros urbanos.

Na Região Santana, os josefinos atuam na Paróquia São Benedito desde sua fundação, em 16 de outubro de 1966, por Dom Paulo Evaristo Arns, então Bispo Auxiliar do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Agnello Rossi.

Padre Marcelino convida a todos para participar da grande celebração de dedicação e bênção de da igreja (rua Igarité, 338), dia 6 de junho, 18h, com missa presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.