Região Santana é homenageada no aniversário do Tucuruvi

Em sessão solene no Colégio São Paulo da Cruz, a Câmara Municipal de São Paulo deslocou-se de sua sede, no dia 26 de outubro, para comemorar o aniversário de 112 anos do bairro Tucuruvi, que decorreu dia 24 de outubro.

A iniciativa foi do Vereador Aníbal de Freitas (PSDB), reunindo autoridades, personalidades, convidados e imprensa. Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, compôs a mesa e recebeu homenagem por sua contribuição ao bairro. De igual modo, a presença da Igreja em sua ação caridosa foi reverenciada com diplomas outorgados aos padres Paulo César Gil, Antonio (Toninho) Moura e Humberto Robson de Carvalho, Diácono Vinício Andrade, Irmã passionista Mercedes Scortegagna, Diretora do Colégio São Paulo da Cruz;  e leigos, como Rafael (Tatu) da Conceição, José Narciso e agentes da Pastoral da Saúde.

Dom Sergio, convidado a falar, explicou que faz três anos que reside no bairro, exercendo sua missão e a homenagem não se faz à sua pessoa, mas à Igreja Católica, com tantos religiosos e freiras dedicados com os leigos a tantas pastorais como da Criança, Catequese, Sociais, etc.

“Carrego tantos sacerdotes e diáconos que deram suas vidas, a tantas pessoas que levam a fé e a força às famílias, a tantos agentes e pastorais que atuam na Região”, disse o bispo homenageado.

Tucuruvi é um dos bairros mais importantes e conhecidos da Zona Norte e, por estar próximo do Horto Florestal, possui um clima mais ameno, além de possuir certo ar de cidade interiorana. Fundado, em 1903, pelo inglês Willian Harding, a partir da aquisição de uma fazenda denominada Itaguaravi, atual Parada Inglesa, o bairro cresceu ao redor da Villa Harding, palacete erigido pelo inglês, em 1912, e que acabou dando lugar ao prédio que abriga hoje a sede da Subprefeitura Santana/Tucuruvi.

Diácono Francisco Gonçalves