‪Dom Odilo abre exposição sobre Madre Teresa de Calcutá

O Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, acompanhado de Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar na Região Santana, e membros da família Gouveia, proprietária do Hipermercado Andorinha, promotora do evento, cortaram, dia 1º, a fita simbólica dando início à exposição que homenageia Madre Teresa de Calcutá, e que está aberta todos os dias à visitação gratuita até dia 28, das 8h às 18h, na Praça de Alimentação, ao lado da loja Meu Rei – P3, do Hipermercado Andorinha (avenida Parada Pinto, 2262 – Horto Florestal).

Esta exposição veio ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e agora percorre o território nacional. Nela podem ser vistas fotos da trajetória de vida da beata, cartas e manuscritos, réplica do quarto onde ela viveu e um filme sobre sua grande obra em favor dos pobres.

Antes da inauguração, diante dos padres Agostinho Romano Zacchetti, Antonio (Toninho) Moura, Antônio Lima da Silva, Dalmir Oliveira dos Anjos, Fernando da Silva Moreira, das irmãs Missionárias da Caridade, de grande numero de presentes, Padre Pietro Plona leu o Evangelho e Dom Odilo fez uma pequena homilia e agradeceu à família Gouveia por promover a exposição daquela que, em setembro próximo, será canonizada santa, em Roma, pelo Papa Francisco.

O cardeal lembrou que por estarmos comemorando o Ano Santo da Misericórdia, a Igreja vê com alegria a homenagem aos santos que vivenciaram as obras de misericórdia em suas vidas, como Madre Teresa, e ressaltou o trabalho desenvolvido na Região Santana pelas Missionárias da Caridade, congregação fundada pela beata homenageada.

Nascida em 27 de agosto de 1910, em Skopje, na Albânia, Agnes Gonxha Bojaxhiu, aos dezoito anos, consagrou-se a Deus ingressando na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda.

No entanto, sonhava na missão junto aos pobres. Assim, ainda no noviciado, suas superioras a enviaram para a Índia e, no dia 24 de maio de 1931, fez a profissão religiosa tomando o nome de Teresa, com a intenção, conforme suas palavras, de se parecer com Santa Teresinha do Menino Jesus. Aliás, na réplica de seu quarto exposta na exposição no Andorinha, vemos uma foto da carmelita de Lisieux.
Transferida para Calcutá, foi professora das filhas das famílias tradicionais, mas ela se impressionava com a pobreza existente ao seu redor e teve o discernimento, em 1946, de que sua missão era de dedicar sua vida aos mais pobres dos pobres. Em 1949, Madre Teresa fundou a congregação das Missionárias da Caridade.

Em 1979, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Madre Teresa faleceu no dia 5 de setembro de 1997 e foi beatificada pelo Papa João Paulo II, no dia 19 de outubro de 2003.

Diac Francisco Gonçalves