Dom Sergio abre Campanha da Fraternidade em Santana

A Região Episcopal Santana realizou, dia 13, a abertura regional da Campanha da Fraternidade (CF) Ecumênica 2016, na igreja de Sant’Ana, com missa presidida por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana e concelebrada por vários padres.

Em sua homilia, Dom Sergio, abordando a CF, sinalizou que todos têm direito às condições mínimas de vida, entre elas, o saneamento básico. Para isso, é necessária a junção de esforços tanto de políticos como do povo, que também tem que cuidar da natureza.

Dom Sergio apontou que é preciso uma mudança de espiritualidade que leve em conta o agradecimento a Deus pelos bens que nos deu e uma forma de agradecer é lutar pelo saneamento básico para todos.

Antes da missa, ocorreu no salão da igreja um encontro de formação sobre CF com assessoria de Frei Guilherme Anselmo, coordenador regional da CF.

O encontro teve participação de membros do CRP (Conselho Regional de Pastoral), dos padres Eduardo Hiroshi, Antonio dos Santos, Antonio Laureano, Maercio Pissinati Filho,  dos diáconos Gilson Crema, Rogério Soler, Nilo Carvalho, e de paroquianos.

Frei Guilherme, em sua explanação, salientou que existe uma co-responsabilidade de todos nós para com o mundo em que vivemos. Nesse sentido, evidenciou com estatísticas os grandes problemas que afetam a vivência das pessoas, principalmente no tocante ao saneamento, quando um bilhão de pessoas faz suas necessidades a céu aberto.

O coordenador propôs para a Região Santana algumas metas: divulgação da campanha de óleo usado, pois um litro de óleo contamina um milhão de litros de água; reciclagem de resíduos sólidos; articulação de  instalação de  ponto de água potável  em espaços públicos; motivar a participação de leigos nos conselhos afins; dar andamento ao projeto da eco- usina  desenvolvido pela Pastoral da Ecologia.

Ao final do evento, Dom Sergio abordou aspectos do CRP, motivando todos para debaterem o tema da CF nas reuniões de pastorais e divulgando o combate ao vírus Zika  

DIAC FRANCISCO GONÇALVES