Padre Andrés Marengo é o novo Coordenador Regional de Pastoral

Padre Andrés Gustavo Marengo, pároco da Paróquia Natividade do Senhor, foi apresentado por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, como novo Coordenador Regional de Pastoral, durante reunião do CRP (Conselho Regional de Pastorais), dia 2, na Cúria de Santana.

Após a apresentação, Padre Andrés fez uma palestra sobre a exortação apostólica do Papa Francisco, “Laudato Si”, evidenciando que nada deste mundo nos é indiferente: tudo está em relação - o mundo é a nossa casa comum! Daí ele fez uma relação com a Campanha da Fraternidade do corrente ano e salientou que devemos estar unidos por uma mesma causa: aquela da corresponsabilidade pelo meio ambiente. O novo coordenador regional deu como exemplo a ser seguido, São Francisco, pois ele foi testemunho de contemplação, de humildade, de respeito, de senso de fraternidade, de harmonia, de não violência, de sobriedade.

Algumas questões foram levantadas pelo Padre Andrés em base à Laudato Si: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão crescendo? Com que finalidade passamos por este mundo? Para que viemos a esta vida? Para que trabalhamos e lutamos? Que necessidade tem de nós esta terra?” (n.160).

Padre Andrés elencou dez temas transversais dentro da exortação apostólica: 1) A relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta; 2) A convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo; 3) A crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia; 4) O convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso; 5) O valor próprio de cada criatura; 6) O sentido humano da ecologia; 7) A necessidade de debates sinceros e honestos; 8) A grave responsabilidade da política internacional e local; 9) A cultura do descarte; 10) A proposta dum novo estilo de vida.

Ao final, Padre Andrés ressaltou o papel particularmente significativo do apelo do Papa Francisco dirigido àqueles que detêm cargos políticos, para que se distanciem da lógica “eficientista e imediatista” (181) hoje dominante: “se ele tiver a coragem de o fazer, poderá novamente reconhecer a dignidade que Deus lhe deu como pessoa e deixará, depois da sua passagem por esta história, um testemunho de generosa responsabilidade” (181).

Dom Sergio concluiu a reunião incitando os membros do CRP a fazerem a si mesmos a seguinte pergunta: como integrar o cuidado da casa comum na minha pastoral?

O bispo apontou algumas datas importantes para serem agendadas: dia 1º de maio, romaria da Arquidiocese a Aparecida; 12 de julho, celebração dos 50 anos de ordenação episcopal do cardeal emérito, Dom Paulo Evaristo Arns, na Sé, às 10h. A próxima reunião do CRP será, dia 4 de junho, às 9h, na Cúria de Santana.

Diac Francisco Gonçalves

Tags:

Crp