“Missão do catequista junto à família do catequizando” foi tema de retiro de catequistas

Iniciando com missa presidida por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, e concelebrada pelos padres Paulo Cesar Gil, coordenador arquidiocesano da Animação Bíblico Catequética, João Paulo Tabarelli, Pietro Plona, e Hugo Pereira de Souza, o Retiro Anual de Catequistas foi realizado, dia 16, na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres.

Na celebração eucarística foi entregue às coordenações catequéticas dos Setores de Pastoral uma pequena capela com imagem da Sagrada Família que irá percorrer as paróquias e comunidades dos Setores da Região durante um ano, retornando no próximo retiro.

"Recolocar a família no centro da Pastoral da Igreja", foi o tema da palestra de abertura do evento pelo bispo, que alicerçou sua apresentação na exortação apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

Após almoço, os catequistas tiveram a palestra do casal coordenador da Pastoral Familiar da Arquidiocese, Ana e Luiz Fernando Garcia, que teve como título:  “Missão do catequista junto à família do catequizando”, seguida de dinâmica de grupo refletindo as questões abaixo:

1ª) Quais os desafios que temos presente em nossa Comunidade que dificultam o processo de interação entre família e Catequese?

2ª) Qual a contribuição da Catequese para o amadurecimento da fé da família dos nossos catequizandos?    

O encontro pode resgatar contribuições dos participantes que serviram para que o casal palestrante trabalhasse as questões.

O retiro foi concluído com palestra do Padre Paulo Gil.

Diácono Francisco Gonçalves