850 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão têm encontro na Salette

Na manhã do sábado, dia 27, na Paróquia Nossa Senhora da Salette, 850 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão (Mesac), pertencentes aos Setores de Pastoral Tucuruvi, Mandaqui e Santana, participaram da 8ª formação regional, em preparação para a missa de mandatação que será realizada, dia 16 de outubro, às 15h, no ginásio do Colégio Salesiano (rua Dom Henrique Mourão, 201).

O programa de formação esteve a cargo da Pastoral para a Liturgia, sob a coordenação dos padres Everaldo Sanches Ribeiro, coordenador regional, e Roberto Lacerda.

Na primeira parte do encontro, Padre Everaldo abordou o tema: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, evidenciando que apesar dos avanços verificados nas últimas décadas, os leigos e leigas ainda precisam percorrer um longo caminho no campo da identidade, da vocação, da espiritualidade e da sua missão na Igreja e no mundo, numa Igreja “em saída” missionária.

Padre Roberto deu continuidade apresentando os aspectos necessários para exercer essa missão junto ao Sagrado, citando o que dizia o profeta Moisés, que diante de Deus deve- se cobrir a cabeça e tirar as sandálias. “Isso simboliza a reverência e o zelo para tratar com o Divino”, disse Padre Roberto.

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, compareceu ao evento para motivar e abençoar os presentes. Dom Sergio refletiu com os ministros extraordinários sobre o sentido da presença de todos ali. Apontou que eles receberam um chamado de Deus e como chamado cada um deve ter consciência de seu papel.

“Muitos aqui não têm diplomas sobre Teologia, mas cada um tem um certificado que vem da escola do Evangelho, de alguém que ama Jesus e é apaixonado pela missão”, disse o bispo, solicitando ao mesmo tempo que os ministros se aprofundassem nessa escola do Evangelho.

A próxima formação será sábado, dia 17 de setembro, das 8h às 12h, para os Setores Medeiros e Vila Maria, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária (praça Nossa Senhora da Candelária, 1). Para ministros que não puderam participar aos sábados, haverá formação, no domingo, dia 18 de setembro, das 13h às 17h, na Paróquia de Santana (rua Voluntários da Pátria, 2060).

 

Diácono Francisco Gonçalves