Dom Sergio comemora 50 anos com jubilandos em peregrinação do Setor Santana na Porta Santa

No domingo, dia 4, no mesmo momento em que o Setor Santana fazia sua peregrinação à Porta Santa na igreja de Santana, em vista ao Jubileu da Misericórdia, Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu missa solene, concelebrada por grande número de sacerdotes, em ação de graças pelo seu aniversário de 50 anos e pelos sacerdotes jubilandos, padres Edilson Paes Landim de Farias e Affonso Nilton Gasparetto, e pelas freiras jubilandas que atuam na Região Santana, as passionistas Valentina Pardo e Maria Célia Rocha, e as irmãs paroquiais de São Francisco, Angelina Boff e Maria das Neves Mota. 

Em sua homilia, Dom Sergio lembrou que quando Alexandre Magno deixou a Grécia para a conquista da Ásia doou a seus amigos todos seus bens pessoais, não os do reino. Um de seus amigos lhe perguntou se tinha conservado algo para si mesmo. Alexandre respondeu-lhe: "Sim, a esperança". Então, esse amigo renunciou a sua parte e lhe pediu para compartilhar essa esperança. Dom Sergio falou que assim fizeram os padres e freiras que dividiram a esperança de Cristo, que veio à terra, despojando-se de tudo, não reservando nada para si, senão a esperança.

Dom Sergio lembrou que há pouco completou quatro anos como bispo. Uma das pessoas lhe disse que ele havia renunciado a tudo na vida para exercer esse ministério. O bispo, no entanto, mostrou que aí reside a sabedoria de quem renuncia tudo para ganhar tudo. Na vida do discípulo não se conta a renúncia, mas o que ele conta são suas conquistas. E nesses quatro anos, ele havia conquistado o amor e a esperança dos padres, diáconos, religiosos e religiosas e dos fiéis.

Ao final, o bispo pediu a Deus, para os próximos anos, a sabedoria, que consiste no amor de Cristo e da Igreja. 

Peregrinação do Setor Santana

Diácono Francisco Gonçalves com foto de Carlos Roberto Minozzi