| Paróquia São Pedro

Celebração na igreja São Pedro, marca o inicio dos trabalhos do sínodo na paróquia

 
Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor!
Pra fazer Tua Vontade, pra viver no Teu Amor.
 
Esta canção traduziu o compromisso  do  padre, diácono, religiosos e religiosas, leigos e leigas reunidos na igreja São Pedro, para a oração de abertura do  sínodo na comunidade paroquial como etapa de base.
 
No inicio da celebração  os jovens colocaram flores nas  imagens  de São Pedro e São Paulo para sinalizar que fazemos juntos o caminho  inspirados em quem foi modelo de discípulo.

Em procissão solene, com o hino do Sínodo, também entraram  as imagens dos santos e  santas das Capelas e das Congregações religiosas   presentes no território paroquial.  Entre elas Santa Rosa de Lima, Nossa Senhora Aparecida,  Nossa Senhora da divina Providência, São José, São Marcos, Dom Luis Guanella, São Gabriel , São Vicente Pallotti.

O evangelho, vós sois o sal da terra e a luz do mundo (cf.5.13), proclamado pelo diácono Carlaile, serviu de base para a reflexão de todos que partilharam a Palavra.  “Como no passado não existia geladeira ou congelador o sal servia para não deixar a carne  apodrecer rápido. Ser sal na comunidade é não deixá-la apodrecer. Ser luz significa que queremos ter sabedoria, lucidez, critério de discernimento para ajudar a conduzir o sínodo na base.  A Comunidade está comprometida. Estou feliz com a presença de todos vocês nesta celebração.  Dom Odilo Pedro Scher ao convocar o sínodo certamente foi inspirado pelo Espírito Santo.  Com  toda Igreja presente em São Paulo vamos trabalhar com determinação, vencendo o desanimo, para renovar a nossa igreja,Deus habita esta cidade e nós somos testemunhas,  eu acredito concluiu o padre.

Para ajudar na  partilha da palavra Irmã Nadir falou de São Gabriel da Virgem dolorosa dentro da congregação.  Pe. Eli destacou a vida de Dom Luiz Guanella.  Irmã Tereza Plotina, o legado de São Vicente palotti.  Dona Nancy coordenadora dos Vicentinos destacou o abrigo Fredrico Ozanan e a intercessão de Nossa Senhora da Divina Providência. E no final da partilha os leigos: Geraldo, Ivanilde e Elsa destacaram o o ser sal e terra e luz hoje. O quanto os leigos São importantes na realização do Sínodo. Por isso todos foram convidados a fazer a oração do Ano do Laicato.

Durante a renovação das promessas do batismo a vela do Sínodo acendeu nossas velas. E durante a invocação do Espírito Santo passou no meio da assembléia  e foi colocada próxima  a imagem de São Pedro.

Também um dos momentos marcantes do sínodo foi a consagração a nossa Senhora Aparecida que é a padroeira de umas das comunidades da São Pedro. Ela entrou no pequeno barco conduzido pela Família:Reginaldo Lima e Kelly Cristina e sua Filha Barbara Lima

A benção do envio marcou a primeira etapa do sínodo. 

Créditos: PASCOM Regional Santana