| Dom Sergio

Dom Sergio é apresentado à comunidade Greco-Melquita

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar de São Paulo, foi apresentando como administrador apostólico da Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso, em celebração eucarística por ele presidida no domingo, 17, na Catedral Nossa Senhora do Paraíso, na capital paulista. A Eparquia estava vacante desde a transferência de seu último Eparca, dom Joseph Gébara, para a Arquieparquia de Petra e Filadélfia (Jordânia). Dom Sergio foi nomeado pelo papa Francisco no último dia 23 de maio.

 A missa foi concelebrada por padres da Eparquia e da Região Episcopal Santana, da qual dom Sergio é vigário episcopal. Após a leitura do decreto de nomeação, houve a saudação do padre Joaquim Stein, arquimandrita de Nossa Senhora do Paraíso. Em nome do Conselho Greco-Melquita Católico de São Paulo, o presidente Fábio Fakhoury, expressou votos de boas vindas para o serviço na Igreja Melquita do Brasil, pedindo a ”Deus que aceite nossas orações por sua saúde, e por sua longa vida, repleta das bênçãos e das graças de Nossa Senhora do Paraíso, nossa Padroeira, e agradecemos desde já todo o seu trabalho e dedicação ao serviço de Deus e da Igreja entre nós”.

Créditos (fotografia): Rubens da Cruz

 Ao iniciar a celebração, dom Sergio de Deus pediu licença aos padres e fiéis da Eparquia para que pudesse presidir a Eucaristia no rito romano. A Igreja Greco-Melquita conserva a tradição do rito bizantino, escrito por São João Crisóstomo, no século III, tendo como língua oficial o grego e o árabe.

 “Estou aqui para caminhar na fé e construir pontes a partir da nossa fé Católica, a fé que é comum a todos. Convido todos sacerdotes, conselho da comunidade e o povo a se aplicarem com generosidade e coragem. Precisamos de coragem para acolher as orientações da Santa Sé, sem impedimentos e receios, fazendo juntos um discernimento administrativo e pastoral, sábio e idealista, que respeite as tradições da Igreja e as necessidades da comunidade local”, disse dom Sergio em sua saudação.

 Ao refletir a liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum, o prelado afirmou que “a Eparquia parece pequena, mas já é uma árvore na qual os pássaros fazem ninho: onde nossas famílias vêm buscar proteção de Deus, segurança espiritual, orientação segura para o caminho, um caminho difícil na cidade de hoje. É uma árvore segura, uma árvore que cresce, onde com certeza, nós podemos nos apoiar”.

Ao término da celebração, dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, dirigiu uma saudação aos presentes, recordando que o papa ao nomear dom Sergio pensou na comunidade Greco-Melquita do Brasil, desejando “que este período de transição, possa ser enriquecedor, de amadurecimento, de dar passos para frente e não um período de parar, de tempo perdido, pois para Deus nenhum tempo é perdido”.  

 A Igreja Greco-Melquita Católica é uma das igrejas “sui iuris” em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana. No Brasil foi instituída em 26 de maio de 1972, pelo Beato Paulo VI, sendo sua Catedral a Igreja Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo.