| Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM)

Dom Sérgio de Deus Borges, palestrou na Assembleia provincial dos Padres e Irmãos Paulinos

Os Padres e Irmãos Paulinos da Província do Brasil realizaram nos dias 8 e 9 de julho, nas dependências da Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), na Vila Mariana (SP), a sua Assembleia Provincial em vistas do XV Capítulo Provincial Programático.

Em um clima de oração, comunhão e fraternidade o Pe. Claudiano Avelino dos Santos, Superior provincial nomeado, lembrou como o bem-aventurado Padre Tiago Alberione, fundador da Família Paulina, exprimia a sua confiança em Deus na decisão de empenhar todas as forças e meios para cumprir a missão. Pela sua parte, o Superior geral, Pe. Valdir de Castro, animou aos paulinos a viver na sinodalidade, isto é, a “caminhar juntos enquanto comunidade iluminada pelo Espírito Santo”. Destacou que este caminho de unidade e comunhão deve ser intensificado com o pontificado de Francisco, considerando o seu convite a falar com “coragem e parrésia, isto é, aliando liberdade, verdade e caridade”, visto que, “só o diálogo nos pode fazer crescer”. Neste sentido, o Superior geral exortou os Paulinos a não terem medo de ser profetas no mundo de hoje, discernindo sempre “qual é o caminho que o Senhor nos pede” e colocando-nos “à escuta uns dos outros”.
Também Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e Vigário episcopal da Região Santana, tendo por base as Diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), com clareza e entusiasmo, destacou que, diante dos desafios da sociedade midiática, “só uma alma contemplativa é capaz de evangelizar”. Assim, os Paulinos, como homens de comunicação e de relações, são chamados a “ensinar o discernimento diante das mídias” e, guiados pelo Espírito, a “promover a cultura do encontro”. 
Após as conferências, os Paulinos refletiriam sobre desafios de sua vida e missão, considerando projetos a médio e a longo prazo. A Assembleia foi um momento rico de diálogo e vivência fraterna.

Créditos: Francisco Galvão, SSP

Créditos: Francisco Galvão, SSP