| Paróquia Santana

Paróquia Santana festeja sua padroeira e pede título de Basílica Menor

Na sexta-feira, 26, a Paróquia Sant’Ana, no bairro de Santana, festejou sua Padroeira com missas e procissão ao longo de todo o dia. Presidiram a Eucaristia, Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Sergio de Deus Borges, Dom Carlos Lema Garcia e Dom Luiz Antônio Guedes, além dos padres José Roberto Abreu de Mattos e Maykom Sammuel Alves Florêncio. Milhares de fiéis estiveram na Igreja. 

O ponto alto da Festa, foi a Celebração Eucarística presidida pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, na parte da tarde. Durante a cerimônia, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo declarou aberto o Ano Jubilar de 125 anos de criação da Paróquia Sant’Ana. A primeira Igreja da Zona Norte foi criada aos 12 de julho de 1895, pelo então bispo diocesano, Dom Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti. 

Fotos: Renata Antonelli

Ao final da celebração, o pároco, padre Beto agradeceu a presença de todos e dirigiu a Dom Odilo, em nome de toda comunidade um pedido: “No início desta celebração, o senhor cardeal declarou aberto o Ano Jubilar de 125 anos de nossa Paróquia Sant’Ana. Quantas histórias, quantas famílias, quantas pessoas já passaram por este lugar: personalidades, padres, bispos, cardeais, religiosos e religiosas e o povo santo de Deus que aqui se santificou. Neste início de jubileu, queremos pedir a Dom Odilo um presente para nós e para toda a cidade de São Paulo, que tem Sant’Ana por uma de suas padroeiras, para que leve ao Papa Francisco o pedido para que esta Matriz Paroquial se torne Basílica Menor”.

O processo contendo informações sobre os requisitos necessários para a ereção de uma Basílica Menor, o histórico detalhado da paróquia e um extenso álbum de fotos, foi preparado pelo padre Beto e pelo paroquiano Rubens da Cruz Carneiro Neto, foi entregue ao arcebispo por Renato e Anna Salette Manetti, o casal de paroquianos mais antigo da comunidade. 

Dom Odilo agradeceu a iniciativa de pleitear o título de Basílica Menor para a Matriz de Sant’Ana e recordou que “em São Paulo existem três Basílicas Menores: Nossa Senhora da Assunção (Mosteiro São Bento), Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição (Santa Ifigênia), sendo esta, portanto a quarta Basílica”. E explicou que “Basílica é um título honorífico dado a uma igreja, de especial significado na diocese, na Igreja local, para o povo de Deus. Vamos analisar este pedido, bem como toda a documentação e vamos remeter à Santa Sé, para que o Papa, portanto, conceda o título. Organizaremos tudo para que seja reconhecida Basílica Menor, quem sabe, dentro do contexto do 1º Sínodo Arquidiocesano de São Paulo e das celebrações dos 125 anos dessa Paróquia”.

Fotos: Renata Antonelli

Créditos: Rubens da Cruz