| Casa de Retiro Sagrado Bethânia

39º Encontro Estadual Missionário do COMIRE (Conselho Missionário Regional Sul 1 CNBB)

De 30 de agosto a 01 de setembro aconteceu em Itapetinga, na Casa de Retiro Sagrado Bethânia, o 39º Encontro Estadual Missionário do COMIRE (Conselho Missionário Regional Sul 1 CNBB), com participação de representantes das dioceses do Estado e dos organismos ligados ao COMIRE.

O encontro teve como tema ”Batizado e Enviado” e como lema “A igreja de cristo em missão no mundo” em sintonia com o Mês missionário extraordinário, e contou com a assessoria do Padre Maurício da Silva Jardim, O diretor das Pontifícias Obras Missionárias – POM do Brasil, que abordou o tema a partir das inspirações pastorais do pontificado do Papa Francisco em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões,  durante o ângelus anunciava publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019 para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV.

Foram três dias de reflexão, partilha e inspiração, motivados pela vivência dos missionários e missionários nas realidades das quais vieram. Momento marcante pela apresentação dos resultados da construção dos três poços artesianos na Diocese de Pemba , organizada pelo COMIRE e pela IAM (Infância e Adolescência Missionária), que visa arrecadar fundos para o Projeto Missionário na Diocese de Pemba (Moçambique, na África), que ajudará a construir 3 poços artesianos para parte da população pobre daquela região, onde o Regional está presente através da atuação missionária de padres e leigos. 

Outro momento marcante foi o testemunho de presbíteros e leigos que atuam ou atuaram recentemente em áreas de missão, principalmente no Projeto Amazônia. Os testemunhos emocionaram e reafirmaram a paixão pela missão do anúncio do Evangelho. O Mês missionário extraordinário é também momento oportuno para despertar nossas comunidades para a beleza da missão!

Ao final do encontro, no domingo, Dom José Luiz Bertanha, bispo emérito de Registro e referencial da Animação Missionária no Regional Sul 1, acolheu o novo Bispo referencial da Animação Missionária no Regional Sul 1, Dom José Carlos Chacorowshi que irá agora caminhar neste seu novo trabalho missionário, além disso contamos com a presença  dacoordenadora do COMIRE, Maria de Fátima da Silva, e o Pe. Everton Aparecido da Silva, presbítero da Diocese e assessor do COMIRE, apresentaram a proposta da Campanha Missionária deste ano, como oportunidade para reforçar a reflexão sobre a “Igreja em saída”, como pede e insiste o Papa Francisco.

O Seminarista Religioso da congregação dos Missionários Saletinos: Diego silva, estava como representante IAM (Infância e Adolescência Missionária) da Região Episcopal Santana Zona norte de são Paulo. O mesmo afirma em seu testemunho: “O coração agradecido e inflamados de paixão pela missão”, os participantes foram enviados às suas dioceses e realidades locais, como “sal da terra e luz do mundo”.

Créditos: Diego Silva

Créditos: Diego Silva