| Região Santana

Reunião de avaliação dos trabalhos de elaboração do livro do Pe. Tommaso Leporale

Na quinta-feira, 9 de janeiro, aconteceu a reunião de avaliação dos trabalhos de elaboração do livro do Pe. Tommaso Leporale, que desempenhou seu ministério sacerdotal em paróquias da Região episcopal Santana. Nascido na região de Bari (Itália) no dia 30 de junho de 1942, Padre Tommaso faleceu em São Paulo, aos 64 anos de idade, em 2006.

Participaram o Padre Salvador Ruiz Armas e Roberto Amadio, responsáveis pelo projeto, e o jornalista Fernando Geronazzo, que auxilia na redação dos textos. Já foram finalizados quatro capítulos, os mais complexos, pois tratam da infância, família e vocação do Padre Tommaso na Itália.

Os textos foram submetidos à apreciação dos seus parentes italianos, que gostaram e aprovaram. Agora iniciaram os trabalhos para a redação dos capítulos referentes aos fatos mais recentes da vida e do ministério do Padre Tommaso no Brasil.

Padre Tommaso Leporale ingressou na Congregação dos Servos da Caridade (Guanelianos), em 1953, aos 11 anos. Foi ordenado sacerdote, na cidade de Roma, pela mesma congregação, no ano de 1969. Enviado em missão ao Brasil, padre Tommaso trabalhou em outras cidades brasileiras, até chegar em São Paulo, onde já desligado da congregação, trabalhou nas paróquias Santa Inês, Santo Antônio dos Bancários e Sant’Ana, todas na Região Episcopal Santana. É constantemente lembrado pelas inúmeras obras de assistência social que criou nas paróquias por onde passou, sobretudo, pelo trabalho desenvolvido na recuperação de dependentes químicos. Nos últimos anos de sua vida, foi acometido de enfermidades que o mantiveram afastado do trabalho pastoral, tendo falecido aos 18 de agosto de 2006.

Créditos: Roberto Amadio

Créditos: Roberto Amadio