| Paróquia São Pedro Apóstolo

Painel de crucifixos da comunidade

Os fiéis da Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro do Tremembé, tiveram uma participação bem ativa durante as transmissões ao vivo das celebrações pelo Facebook na Semana Santa. Uma das ações que geraram mais envolvimento da comunidade foi a formação coletiva de um painel de crucifixos na Sexta-Feira da Paixão. Para que houvesse, simbolicamente, a presença das famílias na Igreja, a Pascom sugeriu que a pessoa enviasse uma foto do crucifixo que tem em casa. Como sabemos, quase toda família católica tem um Cristo crucificado num lugar especial da casa. Ou mais de um, até.

Foi surpreendente a colaboração dos fiéis. Mais de 50 pessoas enviaram imagens lindas do Cristo na cruz, na rica diversidade que é própria da nossa cultura artístico-religiosa.

O resultado dessa ação colaborativa de fé foi exibido durante a celebração da Ação Litúrgica na Sexta-Feira Santa, em que revivemos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Na cerimônia, Pe. Edimilson Silva, o pároco, abençoou cada família que enviou imagem para formar o painel “O amor vence a morte”. O padre citou o nome de cada pessoa que se envolveu nesta ação, que simbolizou a presença de toda a comunidade na igreja num momento tão difícil e de tanta dor no Brasil e no mundo.

Edmilson Fernandes

O material também resultou num vídeo, que foi publicado no canal da Paróquia São Pedro no YouTube.

“Me emocionei muito com o painel. Parabéns a todos que se empenharam para nos dar tanta alegria num momento tão difícil que estamos passando. Que Jesus os abençoe grandemente e que ele nos fortaleça cada dia mais!” (Fátima Paulo)

A participação de dezenas de pessoas no painel do Cristo Crucificado mostra a importância de envolvermos a comunidade em nossas transmissões. Sabemos a falta que elas sentem de participar da liturgia presencialmente e a nossa missão é proporcionar uma experiência de Deus ao entrar na casa de cada um por meio de uma tela. 

O nosso painel foi mais uma prova de que as ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas para a evangelização.

Edmilson Fernandes