Jubileu dos 65 anos da Paróquia São Domingos de Sávio

JUBILEU DOS 65 ANOS

PARÓQUIA SÃO DOMINGOS SÁVIO

Nesta quarta-feira, 19 de outubro, celebrou-se os 65 Anos da Paróquia São Domingos Sávio, e também a dedicação da igreja e do altar, sinal visível da fé do povo de Deus, com uma linda Celebração Eucarística presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, e concelebrada por Dom Jorge Pierozan, Vigário Episcopal para Região Santana, Padre Salvador Ruiz Armas, Pároco, vários padres convidados e assistida por diáconos.

Dentre os vários momentos da celebração destaca-se o altar ungido com o óleo do santo crisma. Essa unção torna o altar símbolo de Cristo, que é o “Ungido” por excelência, pois o Pai o ungiu com o Espírito Santo e o constituiu Sumo Sacerdote, para oferecer no altar de seu sacrifício a vida pela salvação de todos. Como também o momento em que foram depositadas sob o altar as relíquias dos Santos. A Deposição significa que todos os batizados na morte de Cristo e os que derramaram seu sangue pelo Senhor participam de sua paixão. 

O início da Paróquia São Domingos Sávio se dá quando o então Arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Carlos de Vasconcelos Motta, constituiu a paroquia, no dia 19 de outubro de 1957, dedicando-a à São Domingos Sávio, e sendo o seu primeiro Pároco o Pe. Antônio Giacomino, que exerceu o ofício até 1959. Segundo o testemunho dos paroquianos mais antigos, no dia da constituição como Comunidade paroquial, lhes foi dito que se tratava da primeira paróquia dedicada ao jovem santo, não só do Brasil, se não da América do Sul. Também aconteceu nesse período, no dia 13 de dezembro de 1958 que a Comunidade reuniu-se visando também a criação do “Centro de Assistência social São Domingos Sávio”, cujo prédio está até hoje, ao lado da igreja. Este foi fundado no dia 07 de novembro de 1958, contando com a presença do Pe. Theophilo Coelho de Melo, então Vigário da Paróquia Santa Terezinha. No dia 05 de fevereiro de 1959 tomou posse o Pe. Alexandre Batista Camilo como Pároco, e no dia 01 de março de 1959, foram aprovados os Estatutos do referido Centro social. 

Desde então vários padres foram sendo nomeados párocos, até os nossos dias, quando no dia 23 de janeiro de 2005, assume como Pároco o Pe. Laurent Lemay (Pe. Lorenço), e em 04 de outubro de 2010 é nomeado pároco, o Pe. Benedito Ferreira Borges, sendo Bispo Auxiliar de São Paulo para a Região Santana, Dom Joaquim Justino Carreira.

No dia 11 de março de 2017, Dom Sergio de Deus Borges, Vigário episcopal na Região Santana, da posse como Administrador paroquial ao Pe. Salvador Ruiz Armas. Com apoio da Comunidade foi Constituído o Conselho de Pastoral integrando aos coordenadores dos diferentes Grupos, pastorais e movimentos: Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, Apostolado da oração, Liturgia, Grupo de jovens Pequeno Gigante, Grupo de Jovens Sarados, Catequeses de Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma e Adultos, Pastoral da Criança, Vicentinos, Pastoral do Dízimo. Foi criada a Pastoral da Comunicação (PASCOM), a Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários, a Pastoral dos Eventos, a Pastoral dos Idosos e a Pastoral da Libertação para a ajudar as pessoas com algum tipo de dependência alcoólica ou química, o “Terço dos homens” e a “Pastoral do Sopão”, para levar alimento, dignidade e carinho aos irmãos moradores de rua.

Na primeira reunião do Conselho de Pastoral acontecida no mesmo mês de março de 2017, foi decidido recolocar a Secretaria Paroquial na entrada da Igreja, com a finalidade que a Paróquia não ficasse fechada como era a costume. Também se viu a necessidade de construir banheiros para os fiéis que frequentam a Paróquia, o qual foi realizado nesse mesmo ano, junto com a arrumação do telhado. No segundo semestre de 2018 começou a reforma do salão Paroquial que não tinha esgoto; e a causa das enchentes na época de chuva, estava bem deteriorado: se fez a ligação ao sistema de esgoto, se elevou o piso, se refez a cozinha, os banheiros, elétrica, hidráulica e incluindo acabamentos e salas para as Pastorais. Em maio de 2019 começou a reforma da Igreja, um problema elétrico ocasionou que a Comunidade enfrentasse uma reconstrução da paroquia desde a parte estrutural até os acabamentos, pois a situação era urgente. Essa reforma incluiu Sacristia, escritório para o Pároco que não tinha, presbitério, iluminação, arquibancada, batistério, Capela do Santíssimo, espaço para acoalhada, etc. A Comunidade tem ajudado em todos os sentidos, e muitos benfeitores se somaram para fazer realidade esse projeto da reconstrução da Igreja.