menu

| Recursos litúrgicos

Benção da Casa

1.     Ritos Iniciais

Em nome do Pai...

A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.

T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Caríssimos irmãos e irmãs, dirijamos uma fervorosa oração a Cristo, que se dignou nascer da Virgem Maria e habitou entre nós, para que também se digne entrar sob este teto e abençoar com sua presença esta casa. Que o Senhor Jesus esteja aqui no meio de vós, alimente em vós a caridade fraterna, participe das alegrias e alivie as tristezas. E vós, guiados pelos preceitos de Cristo, cuidai antes de tudo que esta casa seja a morada da caridade, de onde se expanda, em todo sentido, a presença de Cristo.

2.     LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

Lc 10, 5-9  “A paz esteja nesta casa”

Irmãos e irmãs, ouçamos as palavras do Evangelho de Jesus  Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’! Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós”.

3.PRECES

Invoquemos, com gratidão e alegria, o Filho de Deus, Senhor do Céu e da terra, que, fazendo-se homem, veio habitar entre nós e digamos:

T. Permanecei convosco, Senhor.

  • Senhor Jesus Cristo, que com Maria e José santificastes a vida de família, dignai-vos ficar conosco nesta casa  para que vos sintamos nosso hóspede e vos veneremos como nosso mestre.
  • Todo edifício unido vós o transformais num templo santo; fazei que os residentes desta casa se transformem numa habitação do Espírito de Deus.
  • Ensinastes os vossos fiéis a construírem sua casa sobre pedra firme; concedei que esta família tenha vida modelada por vossas palavras e, afastada toda desunião, vos sirva, de alma e coração abertos.
  • Éreis carente de casa própria e aceitáveis, na alegria da pobreza, a hospitalidade dos amigos; fazei que todos os necessitados de habitação encontrem, com nossa ajuda, uma moradia digna.

4.ORAÇÃO DA BÊNÇÃO

Favorecei , Senhor Jesus, os vossos filhos que pedem com humildade vossa bênção  para esta casa; sede refúgio para os que aqui moram, companheiro dos que saem, hóspede com os que entram, até o dia de terem, todos, feliz acolhimento na casa do vosso Pai. vós que viveis e reinais para sempre.

T. Amém.

Que esta água nos lembre o nosso batismo e o Cristo, que nos salvou por sua morte e ressurreição.

T. Amém.

PAI NOSSO

AVE MARIA

5.CONCLUSÃO DO RITO

Que a paz de Cristo reine em nossos corações, a palavra de Cristo habite constantemente em nós, para que tudo o que fizermos em palavras e obras, o façamos em nome do Senhor.

T. Amém.

PASCOM