menu

História da Paróquia

 

O inicio da nossa paróquia de Santa Rita de Cássia se deu assim:

 O terreno da Igreja foi doado pela D. Adolorata Fanganiello. A localização deste terreno se encontra no Parque Novo Mundo na quadra H-lotes 1,2,15,16 e 17 ( no Jardim São Francisco ). É propriedade da Sociedade Social e Educacional Agostiniana da Ordem de Santo Agostinho - Província Agostiniana de Malta. A paróquia foi erigida canonicamente no dia 21 de outubro de 1968, tendo como padroeiro São Francisco de Assis. Os Padres agostinianos tinham pedido o nome de Santa Rita de Cássia como padroeira, mas aconteceu que por causa do nome da área dedicado a São Francisco, este ficou sendo o padroeiro. No entanto no dia 20 de fevereiro de 1969, a Cúria Metropolitana de São Paulo retificou o nome nestes termos : " por decreto assinado por Sua Eminência, o Sr Arcebispo Metropolitano, fica modificado o orago da Paróquia de São Francisco de Assis do Parque Novo Mundo, passando a "Santa Rita de Cássia", de conformidade com o Sr. Vigário Episcopal, Dom Paulo Evaristo Arns. Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana aos 20 de fevereiro de 1969". Este documento foi assinado pelo Vigário Geral Dom José Lafayette e pelo Chanceler Metropolitano P. Hugo Munari.

 

No dia 28 de março de 1969 chegou o primeiro pároco, o Frei Paulo M. Spiteri OSA. O Frei Paulo chegou de Paranaíba-MS, onde os Padres Agostinianos tinham a sua missão. Depois da Páscoa daquele ano, justamente no dia 11 de abril chegou o companheiro do Frei Paulo, o Padre Adeodato C. Schembri OSA, este também membro da Província Agostiniana de Malta. O Frei Adeodato chegou de Belo Horizonte -MG, onde ele estava estudando a língua portuguesa e participando de um curso catequético no ISPAC ( Instituto Superior de Pastoral Catequética ) em Belo Horizonte. Lá, ele trabalhava como vigário paroquial com Frei Ricardo Attard na Paróquia de São José Operário" no bairro Aarão Reis.

O início foi muito duro. A comunidade religiosa agostiniana veio morar aqui sem as condições básicas de uma nova paróquia. Não existia igreja nem uma capela sequer, não tinha casa paroquial. Foi alugada uma casa simples e humilde com um quarto, uma sala, cozinha e um banheiro. A sala servia como quarto do Frei Adeodato. O local das celebrações foi a garagem de D. Matilde e do Dr. Cláudio Alvarenga, sito na Rua Dr. Vidal Reis.

 

As refeições inicialmente foram sempre na casa do referido casal, que ao passar dos dias, os Frades achavam por bem ter as refeições em casa. Quando chovia nesta área tudo ficava alagado por dias e dias. O Sr. Tullio Caserta, morador nesta comunidade comprou dois pares de botas para os Frades para que eles pudessem amassar o barro e atravessar as ruas até chegarem à garagem. Enquanto isso alguns problemas começaram a aparecer. Desentendimentos com o pessoal mais chegado com os Frades, obrigou-os a tomar decisões mais sérias. O problema era quem seria Presidente da comissão da Igreja. O que seria feito para que os Frades tivessem mais independência na sua vida religiosa e mais autonomia? Foi feita uma reunião de emergência com o Dom Paulo Evaristo Arns, e, no dia 24 de outubro de 1969, Dom Paulo esteve presente na reunião da eleição da primeira diretoria da Paróquia. A comissão foi composta com os seguintes membros : Sr. Manuel de Araújo como presidente; Sr. Mario Noia como vice-presidente; Sr Expedito Aguiar como o primeiro secretário; o Frei Adeodato como o primeiro tesoureiro; o Sr. Dorival de Amaral como o segundo tesoureiro. Outras seis pessoas foram escolhidas como conselheiros. O Frei Paulo M. Spiteri ficou com o diretor espiritual da Comissão e representante do Sr. Bispo. Neste dia foi decidido que a comissão iniciasse a construção de uma capela provisória, e se estivesse pronta até o dia de Natal, o Dom Paulo estaria aqui para inaugurá-la com a celebração da Santa Missa. Dito e feito! A comissão iniciou a construção no dia 27 de outubro de 1969. Feita a compra de alguns milhares de tijolos, o presidente da comissão, o Sr. Manuel de Araújo, e o Sr. Pedro Martins começaram, eles mesmos, o alicerce e construção da capela. Muitas outras pessoas deram uma mão. Alguns recebiam pelos serviços, mas a maioria não. A chuva atrapalhou bastante o andamento da construção e no tempo bom a turma trabalhava sem perder tempo.

 

Dezembro chegando e a turma firme trabalhando e angariando material. D. Adolorata doou o telhado da capela, a irmã Arminda do Colégio Santana, doou 10 bancos e algumas portas, os padres da Igreja da Candelária doaram os dois vitrôs grandes, a porta principal foi doada pela Da. Genoveva, irmã da D. Adolorata. O Frei Paulo recebeu também um donativo de sua família de Malta, para a compra de um aparelho de som.

 

Dia 25 de dezembro de 1969 a capela está pronta! Dom Paulo Evaristo Arns cumpriu a sua promessa. Ele veio para abençoar e inaugurar a Capela de Santa Rita de Cássia. A festa foi grande. Dom Paulo chegou às 9h em ponto como combinado. O povo estava ao lado da capela muito cedo. Muita gente. A banda da igreja de N.Sra da Candelária tocava músicas religiosas. Na chegada de Dom Paulo alguns membros da comissão soltavam fogos anunciando o grande dia da paróquia.

Os padrinhos da Capela foram D. Adolorata, Sr D.E. Collier, Dr. V.C.P. Flores e sua esposa Da. Olga. Estavam presentes os representantes provinciais da Ordem Agostiniana no Brasil. O vice-provincial Frei Carmelo Manzanares OSA e o provincial Frei José Lopes OSA da Província de Espanha estavam também concelebrando neste dia de festa para a família agostiniana. Durante a missa foi feita também a Primeira eucaristia de 25 crianças.   Na sua homilia, Dom Paulo falou o quanto ele e toda a Arquidiocese de São Paulo estavam admirados com o trabalho religioso e social que a comunidade de Santa Rita de Cássia vinha desempenhando. Pediu a todos maior colaboração e mais entrosamento entre todos os leigos empenhados na evangelização.

 No final da missa, o Frei Paulo Spiteri OSA, em nome do Frei Agostinho Trapé OSA, Superior Geral da Ordem de Santo Agostinho, entregou o diploma da Afilhação à Ordem para D. Adolorata.Depois da inauguração da Capela foi feita uma festinha com lanche e refrigerantes no salão do Clube de Flamengo.