menu

Pastoral da Catequese

 

Formação do Catequista


As dimensões da formação: o ser, o saber, o saber fazer.

"A formação dos catequistas compreende diversas dimensões. A mais profunda se refere ao próprio ser do catequista, à sua dimensão humana e cristã. A formação, de fato, deve ajudá-lo a amadurecer,antes de mais nada, como pessoa, como fiel e como apóstolo. Depois, há o que o catequista deve saber para cumprir bem a sua tarefa. Esta dimensão, permeada pela dúplice fidelidade à mensagem e ao homem, requer que o catequista conheça adequadamente a mensagem que transmite e, ao mesmo tempo, o destinatário que a recebe, além do contexto social em que vive. Enfim, há a dimensão do saber fazer, já que a catequese é um ato de comunicação. A formação tende a fazer do catequista um educador do homem e da vida do homem." (238 do DGC)

Para entendermos melhor:
SER - Sou chamado a ser catequista (vocação-chamado)
SABER - Sou convidado a ser discípulo e aprender com o Mestre (encontro-formação)
FAZER - Sou convidado pela Igreja para a Missão (apóstolo-serviço)

Além de ser testemunha, o catequista deve ser mestre que ensina a fé. Uma formação bíblico-teológica lhe fornecerá um conhecimento orgânico da mensagem cristã articulada a partir do mistério central da fé, que é Jesus Cristo.

O conteúdo desta formação doutrinal é exigido pelas diversas partes que compõem todo projeto da catequese:
- As três grandes etapas da história da salvação: Antigo Testamento, vida de Jesus Cristo e a História da Igreja.
- Os grandes núcleos da mensagem cristã: Símbolo, liturgia, vida moral e oração.

Esses aspectos jamais poderão faltar na formação do Catequista.
Os estudo das ciências humanas, na formação do catequista, também se faz necessária hoje em dia, tais como: a psicologia, a pedagogia e a sociologia.
É importante que haja nas Comunidades reuniões de formação para os catequistas. Sejam semanais ou mensais, mas que hajam com seriedade e preocupação em formar agentes conscientes de seu serviço na Igreja. Serviço esse que resultará no engajamento ou afastamento da criança, jovem ou adulto.
Existem Manuais e Livros que trazem formas de encontros de formação, seguindo até mesmo um cronograma. Porém, é de suma importância, ouvir o que a Equipe necessita para sua formação, fazendo assim um padrão para cada realidade.