Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns

Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns (1970 a 1998)

Nascido em Forquilhinha (SC) em 1921, foi ordenado sacerdote franciscano em 1945. Nomeado por Paulo VI como bispo auxiliar do cardeal Rossi em 1966, dom Paulo trabalhou na antiga Região Norte, hoje Região Santana.

Em 1970 é nomeado arcebispo de São Paulo e, três anos depois, se tornou cardeal.

Dom Paulo procurou dar autonomia às Regiões Episcopais, de acordo com o desejo de Paulo VI em sua alocução de 24 de setembro de 1971.

A Arquidiocese, em 1989, seria desmembrada com a criação de quatro novas dioceses: Osasco, São Miguel Paulista, Santo Amaro e Campo Limpo.

Por sua posição em defesa dos direitos humanos durante o período da ditadura militar, Dom Paulo sofreu diversos ataques, difamações, censuras na imprensa católica como o jornal O SÃO PAULO e a Rádio 9 de Julho, que teve cassada a sua licença para operar.

Em 1972, dom Paulo criou a Comissão de Justiça e Paz, que iria ter papel preponderante na defesa dos direitos humanos na década de setenta. Novas pastorais (Moradia, Criança) em defesa da justiça social foram implantadas.
Criou, em 1992, o Vicariato Episcopal da Comunicação para garantir a presença da Igreja na mídia.

Em 1993, foi criado o Vicariato Episcopal do Povo de Rua para cuidar dos excluídos que vivem nas ruas da cidade. O Vicariato Episcopal dos Construtores da Sociedade, que visa atingir aqueles que têm poder de decisão na construção da sociedade, foi criado em 1992.