Dom Joaquim Justino Carreira

Dom Joaquim Justino Carreira
Dom Joaquim Justino Carreira (2005-2011)

Dom Joaquim Justino Carreira nasceu em Santa Catarina da Serra, Leiria, Portugal, no dia 24 de janeiro de 1950. Atualmente é bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo responsável pela Região Episcopal Sant’Ana.

Em 1960 sua família, proveniente de Portugal, estabeleceu-se na cidade de Jundiaí, no Estado de São Paulo. Fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Recebeu a ordenação diaconal em 11 de junho de 1976, em Portugal, e a ordenação presbiteral em 19 de março de 1977, pelas mãos de Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, na catedral "Nossa Senhora do Desterro", em Jundiaí.
O papa João Paulo II o nomeou “Monsenhor Capelão de Sua Santidade", em 06 de agosto de 1990.

Recebeu a ordenação episcopal das mãos de dom Cláudio Hummes - arcebispo de São Paulo, de dom Gil Antonio Moreira – bispo de Jundiaí e de dom Osvaldo Giuntini – Bispo de Marilia, em 21 de agosto de 2005, no ginásio de esportes "Dr. Nicolino De Lucca", também na cidade paulista de Jundiaí.

Assumiu a Região Episcopal Santana como bispo auxiliar, no dia 28 de maio de 2005.

No dia 10 de novembro de 2006, lançou seu livro, pela Palavra & Prece Editora: ‘FAMÍLIA, torna-te aquilo que és! Elementos essenciais para a Pastoral Familiar’, que foi tema de sua dissertação de mestrado em matrimônio e família, no Pontifício Instituto para a Família da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Itália.

Dom Joaquim Justino Carreira deixou a Região Santana no dia 22 de janeiro de 2012, para assumir no dia 23 de janeiro de 2012, a Diocese de Guarulhos (SP).

Nesse quase sete anos, dom Joaquim imprimiu sua marca na condução do pastoreio. Dentre as inúmeras ações desenvolvidas pode-se citar:

- Conclusão da edificação da cúria e centro pastoral;
- compra do prédio ao lado da cúria para criação do Centro de Formação Santo frei Galvão, constituído pela Escola de Teologia e Escola de Formação Bíblico Pastoral;
- compra do terreno ao lado da cúria para construção de um auditório com capacidade para 350 pessoas (conseguiu doação com a verba necessária para a construção);
- criação das paróquias São Paulo Apóstolo e Sagrado Coração de Jesus; recebeu doação e criou a TV Santana com o intuito de levar evangelização e formação pela internet;