menu

| Informativo Santo Antônio - junho de 2015

Namoro santo

Quando chega o mês de junho surge uma mística acerca de Santo Antônio com relação ao namoro, matrimônio com uma infinidade de simpatias às quais prefiro não citar para não dar ideia uma vez que não liga nada a lugar nenhum. Na verdade, isto é somente mais um sinal de uma sociedade imediatista a qual não sabe esperar em Deus e busca atalhos para chegar ao destino final e não aprecia o caminho. Este caminho é constituído pela observação do outro, identificando-se com ele, verificando as compatibilidades e diferenças, conhecendo a família desta pessoa para resultar em um namoro. Parece um absurdo falar disto no mundo de hoje, pois as pessoas simplesmente vão para uma balada ou marcam encontro pelos diversos mecanismos eletrônicos, beijam, tem relação sexual, a mulher engravida, quando casam é no civil e separam-se porque não conheceram seu par. O primeiro caminho não seria mais fácil e menos custoso?

O namoro santo? Acredito que ainda seja possível uma relação pautada no respeito do próprio corpo e de quem estiver contigo “ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Cor 6, 19). Não estou falando que não se pode sair, ir ao cinema, divertir-se, e muito mais. A vida foi feita para ser vivida na alegria. Contudo, para nós católicos, baseada os valores das Sagradas Escrituras.

Se você mulher, quer pedir a intercessão de Santo Antônio, peça a ele que coloque em teu caminho um homem como São José, um exemplo de pessoa sensível ao apelo de Deus através do Anjo, sábio, atento aos sinais de Deus desviando seu retorno pelo Egito, protetor da Sagrada Família, exemplo de homem ao Salvador da Humanidade. Para você homem, tenha Maria Santíssima como referência, mulher pura e Santa que almejava fazer somente a vontade de Deus!

Contudo, não basta à mulher pedir para Deus um homem de Deus e não agir como uma mulher de Deus. O mesmo acontece com o homem. Não basta querer uma mulher de Deus para casar e desrespeitar todas as mulheres do mundo.

Santo Antônio, rogai por nós!