Igrejas cristãs celebram a unidade em culto ecumênico

A Paróquia de Sant’Ana sediou na quinta-feira, dia 21, um culto ecumênico por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e que teve participação de diversas igrejas cristãs.

A celebração teve como tema, “Dá-nos um pouco da tua água” (Jo 4, 7), e foi organizada pelo Padre Paulo Gozzi, assessor eclesiástico da Comissão Regional de Ecumenismo, que fez a acolhida de todos os presentes.

Pastores, reverendos e padres de diversas denominações cristãs participaram da procissão de entrada e se alinharam no presbitério da igreja de Sant’Ana para a cerimônia presidida por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana.

Após a leitura do Evangelho, narrativa de João 4, 7-14, que trata do encontro de Jesus com a samaritana, o pastor Ernani Roopke, da Igreja de Confissão Luterana, fez uma homilia versando sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, iluminando-a com o texto bíblico proferido.

Lea Herter, da Comissão Regional de Ecumenismo, em seguida, conclamou os presentes a contribuírem com a oferta destinada à Casa da Reconciliação, sede do MOFIC – Movimento de Fraternidade das Igrejas Cristãs, local de encontros para o diálogo ecumênico e inter-religioso sob a coordenação arquidiocesana do Cônego José Bizon.

“Nós queremos pedir a Deus o dom da unidade, pois num cristianismo dividido é impossível testemunhar e trabalhar em prol da humanidade”, disse Cônego Bizon que está animado com a visibilidade do ecumenismo do Papa Francisco que tem mantido encontros ecumênicos e falado sobre a importância do tema.

Para o Cônego, desde o Concilio Vaticano 2º, o ecumenismo tem dados passos no seu objetivo e ele tem visto no corrente ano várias celebrações pelo Brasil e um noticiário mais intenso no propósito da unidade.

 

 

Diácono Francisco Gonçalves