| Paróquia Santana

Mssa solene da Quarta-feira de Cinzas

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, dom Sergio de Deus Borges, presidiu, na Paróquia Sant’Ana, missa solene da Quarta-feira de Cinzas, dia 6, que deu início ao tempo litúrgico da Quaresma. A celebração contou com a presença do padre Maurício Vieira de Souza, pároco de Sant’Ana e de grande número de fiéis.

Na homilia, Dom Sergio repetiu o trecho da carta de São Paulo aos Coríntios “Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus” (5,20) – lembrando que “muitas vezes, pensamos que, nas nossas vidas, o caminho de conversão, o caminho de mudança, é um ato de vontade própria: eu decido voltar para Deus. De maneira equivocada, as pessoas pensam que o caminho de conversão é apagar os pecados, começando do zero uma vida nova e esquecendo tudo que aconteceu”. 

Todavia, o bispo afirmou que isso não é possível: “é preciso que saibamos olhar a nossa história, aprender a reconstruir as nossas vidas sobre os escombros deixados por nossas faltas e pecados. Quando São Paulo diz ‘deixai-vos reconciliar com Deus’, nos fala abre teu coração e deixa Jesus transformar a tua vida. Esses escombros, as besteiras que você fez, as coisas que aprontou, sobre isso, Jesus é capaz de reconstruir a tua vida e fazer-te uma criatura nova. O tempo da Quaresma é o momento favorável (cf. Cor 6,2)”

Foto: Sonia Celeste da Silva

Créditos: Rubens da Cruz