| Paróquia Santana

Há 21 anos, Paróquia Sant’Ana oferece café da manhã a pessoas em situação de rua

Quem passa pela esquina da Rua Doutor Gabriel Piza e Avenida Cruzeiro do Sul, diariamente, no início da manhã, estranha e até mesmo reclama do número elevado de pessoas em situação de rua que ali se aglomera. Trata-se da fila formada por aqueles que, não tendo condições, desejam receber a primeira ou talvez única refeição do dia, o café da manhã, servido por voluntários, nas dependências da Paróquia Sant’Ana, na zona norte de São Paulo.

A Pastoral do Café da Manhã dos Pobres, como é conhecida, foi fundada pelo padre Tommaso Leporale, na época pároco de Sant’Ana, no ano de 1998, e foi mantida por todos os padres que o sucederam, inclusive o atual pároco, padre José Roberto Abreu de Mattos. São atendidas diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, cerca de 300 pessoas em situação de rua, oferecendo mais do que café com leite e pão com manteiga, um momento de acolhida, evangelização e dignidade. Os pobres tomam o café, sentados à mesa, tendo a oportunidade de convívio social.

Atualmente, a Pastoral do Café da Manhã, conta com a ajuda de 26 voluntários fixos, necessitando da colaboração de outras pessoas, bem como, necessita da doação de pães, café, açúcar e leite, tendo em vista que são servidos cerca de 10.000 cafés da manhã por mês. Para colaborar com a Pastoral, basta entrar em contato com a Paróquia Sant’Ana através do site www.paroquiasantana.org.br ou através do telefone (11) 2979-5558.

Créditos: Rubens da Cruz

Foto: Marli Viana Campos

Créditos: Rubens da Cruz