menu

Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres festeja 75 anos

Padres Nadir e Humberto precedem Dom Sergio na missa dos 75 anos

A paróquia foi criada por Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, então Arcebispo de São Paulo, em 25 de janeiro de 1940, sob o titulo de “Nossa Senhora da Consolata”, constituída de duas capelas existentes: a Capela São José (onde hoje está a Cúria de Santana) e a Capela Santa Luzia.

No entanto, por uma promessa de Dom José Gaspar à colônia da cidade de Bemposta de Portugal, a devoção da padroeira sempre foi a Nossa Senhora dos Prazeres. A mudança do nome da padroeira atual da paróquia se deu, em 8 de outubro de 1952, com o “rescrito” da Santa Sé.

Como não houvesse ainda a igreja matriz, no dia 5 de agosto de 1941, na Capela São José, tomou posse como primeiro vigário da paróquia, Padre Antonio Anacleto Brandão de Oliveira. Nesta época, a Congregação dos Padres Estigmatinos construiu o seu Instituto Teológico no território da paróquia e pelo tempo em que ele existiu, a paróquia foi a eles confiada. Em 1947, os Estigmatinos entregaram a paróquia à Cúria.

 

Em 1949, chegaram as Irmãs Camilianas que compraram o prédio do Instituto Teológico e os Missionários da Salette assumiram a paróquia, até maio de 1950.

Padre Nadir proclama o Evangelho

Em 25 de julho de 1950, toma posse como pároco diocesano, Padre Julio Martins Serra, ali permanecendo até a sua morte, ocorrida em 1991. Assume, então, Padre Nadir Sérgio Granzotto, que administrou a paróquia até 2007.

Depois assumiu Padre Carlos Alberto Doutel, e atualmente está sob o encargo do Padre Humberto Robson de Carvalho, auxiliado pelos vigários paroquiais, padres Nadir e José Avari Campos.

Diácono Francisco Gonçalves/Pascom