menu

Clero reflete Santas Missões Populares

Padres e diáconos se reuniram, dia 3, na Cúria de Santana, com Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, para dia de reflexão sobre as Santas Missões Populares, com assessoria do Padre Luís Mosconi, que as idealizou. 
 
Muito embora existam no Brasil várias experiências de missões populares, essa empreendida pelo Padre Mosconi tem se revelado ser algo inovador e envolvente. Na Região Santana as paróquias do Setor Vila Maria já  estão aplicando sua metodologia, o que levou o Bispo a trazer o assessor para ministrar os conhecimentos sobre essa forma missionária para o clero regional.
 
Padre Mosconi revelou que entre tantos objetivos das Missões Populares podem se destacar os seguintes: a) Ajudar as pessoas a dar um sentido autêntico à própria vida; b) Vivenciar a espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo e do seu Evangelho; c) Envolver o maior número de pessoas num grande mutirão missionário, despertando nelas o gosto pela missão; d) Fortalecer, reinventar, reproduzir a caminhada das CEBs (pequenas comunidades eclesiais), dando a ela maior qualidade. 
 
As Missões Populares devem atingir toda a área da paróquia, dedicando uma atenção especial aos católicos afastados e aos preferidos de Jesus Cristo: os pobres. A duração das Missões Populares deve ser de dois anos, com as seguintes etapas: a)Etapa do namoro. Quando o pároco e equipe pastoral paroquial estudam a proposta nos seus conteúdos e metodologia, seguindo o livro das Santas Missões Populares, publicado por Padre Mosconi; b) Etapa do noivado. Forma-se uma coordenação paroquial com a tarefa de articular e acompanhar todo o processo; d) Etapa da pré-missão, com o primeiro grande retiro dos missionários e Missa de envio dos missionários. Esse período tem a duração de sete a dez meses, com sugestão de atividades especificas a cada mês; e)Etapa da grande semana missionária, com a presença de missionários (leigos, padres, religiosas) vindos de outras paróquias e comunidades) Etapa da pós-missão. É a “etapa do aprofundar e articular” todas as forças vivas que despertaram ao longo das etapas anteriores. Duração: um ano (até o aniversário da semana missionária). 
 
Padre Mosconi irá acompanhar a implantação junto àquelas paróquias  da Região Santana que desejarem as Santas Missões Populares.
 
 
 

Diácono Francisco Gonçalves/Pascom