menu

Pastorais

PASTORAL CATEQUÉTICA

A catequese é um modo concreto pelo qual a paróquia trata de evangelizar àqueles que desejam ser iniciados à vida cristã. É uma formação sistemática da fé. Não se trata unicamente de ensino; é uma aprendizagem de toda a vida cristã e um processo de engajamento pleno na comunidade. A sua finalidade não se limita, portanto, a preparar para a recepção dos sacramentos, porém, busca a integração plena na comunidade adulta.

As nossas turmas atualmente são:

Pré Catequese (6 a 8 anos)

Primeira Eucaristia (9 a 12 anos)

Crisma (13 a 16 anos)

Catequese de Adultos (a partir de 18 anos)

 

PASCOM

A pastoral da comunicação é uma das mais novas pastorais que foram criadas. O crescimento constante dos meios de comunicação fez necessário a aparição desta pastoral. É preciso entender que para atingirmos às pessoas do nosso tempo, especialmente aos jovens (mestres cibernéticos), devem ser utilizados novas linguagens e técnicas atuais. É claro que esse trabalho deverá ser realizado com toda paixão e inteligência, que surgem da convicção de termos uma palavra preciosa a comunicar: Palavra tão bela e fecunda capaz de inspirar toda expressão criativa e dignificar toda nova linguagem.

 

PASTORAL DA ESPERANÇA

Esta pastoral é muito importante, pois, importante é dar auxilio às pessoas que perdem seres queridos e se encontram sensibilizadas pela falta deles. A tarefa desta pastoral é acompanhar a família reunida neste momento de dor e celebrar as exéquias. Este ritual pode ser celebrado pelo padre ou por um ministro/a devidamente preparado para esta função. Pelo ritual das exéquias expressamos a nossa fé na ressurreição. Os cristãos acreditamos que a morte não é o fim, mas o inicio de uma vida nova junto de Deus. Por isso, nesta celebração nos despedimos do corpo dos nossos irmãos falecidos na esperança de que Deus os acolha na sua Casa, para um dia juntarmos com eles no Céu.

A Igreja coloca, através da pastoral, a possibilidade de ser realizada esta celebração e facilita aos familiares a procura do celebrante. Para que isso aconteça, se faz menester que a família avise na secretaria do falecimento do familiar, para poder movilizar a pastoral. Ao mesmo tempo, toda segunda-feira do ano, é celebrada em nossa paróquia a Missa das Almas, onde colocamos as intenções de sétimo dia que surgem na agenda. Isto não quer dizer que não possa ser celebrado no dia próprio a missa de sétimo dia. Maiores informações na secretaria paroquial.

 

PASTORAL DA JUVENTUDE

Acompanhar os jovens a descobrir, amar e seguir a Jesus Cristo e a sua mensagem é a missão desta pastoral. Que os nossos jovens possam ser transformados em Homens Novos integrando a fé à vida deles, fará que possam continuar a ser protagonistas da construção da Civilização do Amor.

Esta pastoral tem uma caducidade, por isso, é também missão desta pastoral preparar o engajamento permanente na comunidade adulta.

 

PASTORAL DA SAÚDE

A pastoral da Saúde é a presença e ação, em nome do Senhor Jesus Cristo, de um ministério de ajuda entusiasta, encarnado, celebrativo e organizado que tem como modelo a espiritualidade do Bom Samaritano. Jesus sai ao encontro do enfermo, da sua familia, dos profissionais da saúde, das estruturas de saúde e de todas as pessoas para formar uma cultura mais cristã e compassiva frente à dor, ao sofrimento, à discapacidade e à defesa da vida.

Este é um ministério levado a cabo desde a fé, pelo anuncio e testemunho de toda a comunidade cristã representada pelos agentes de pastoral que, apoiados nos auxilios da graça divina, partem a palavra, rezam e entregam a sagrada Eucaristia a todos aqueles que não conseguem participar da comunidade eclesial pela sua situação de limitação.

 

PASTORAL DOS EVENTOS

A pastoral dos Eventos da paróquia Santo Antônio do Limão visa realizar os festejos e comemorações de um modo acolhedor, não fugindo dos principios que norteiam a doutrina da igreja e as normas estabelecidas pela Arquidiocese de São Paulo. A pastoral sabe do seu papel evangelizador e de sua ação caritativa na edificação da Igreja, pois os fundos arrecadados sempre são usados para o bem dela e da evangelização.

A pastoral é composta por homens e mulheres fervorosos e comprometidos com o bem estar da Igreja e as suas necessidades. Todos os trabalhos que são levados a cabo são feitos em comunhão e harmonia.